São Paulo abre Mostra do Redescobrimento

Megaexposição é inaugurada no Ibirapuera pelos presidentes do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, de Portugal, Jorge Sampaio, e pelo governador Mário C

seg, 24/04/2000 - 14h00 | Do Portal do Governo


A maior exposição de artes plásticas já realizada na América Latina – ‘Mostra do Redescobrimento: Brasil + 500’, foi aberta neste domingo de Páscoa, dia 22, no parque do Ibirapuera, pelos presidentes do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, de Portugal, Jorge Sampaio, e pelo governador do Estado de São Paulo, Mário Covas. O grande destaque entre as oito mil peças em exposição é a carta original de Pero Vaz de Caminha, cedida pelo governo de Portugal e considerada a certidão de nascimento do Brasil.
A mostra permanece em São Paulo até o dia 7 de setembro, seguindo depois para doze capitais brasileiras e dezessete museus internacionais, entre eles o Guggenheim de Nova York e o Louvre de Paris. Estima-se que dez milhões de pessoas, em todo o mundo, e 1,5 milhão, em São Paulo, visitarão a exposição. Antes do corte da fita inaugural e descerramento de placa no pavilhão Manuel da Nóbrega, índios das tribos xavante e mehinaku apresentaram cantos e danças índigenas e entregaram presentes às autoridades. Mais de três mil convidados participaram da cerimônia. Fernando Henrique Cardoso, Jorge Sampaio e Mário Covas iniciaram a visita à exposição a partir da sala onde estão expostos os manuscritos de Pero Vaz de Caminha.