São paulinos elegeram craques para Projeto Encontros do Metrô

Mais votados foram Leônidas, Canhoteiro, Raí e Rogério Ceni

seg, 21/12/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

O São Paulo Futebol Clube encerrou na sexta-feira, 18, a votação para eleger os melhores jogadores da história do clube que serão homenageados pelo Projeto Encontros do Metrô. Os mais votados foram Leônidas, com quase 82% dos votos para craque desde a fundação do clube (1935) até 1950; o goleiro Rogério Ceni, com 81% foi o escolhido como craque de 1991 até hoje; Raí, com 77% dos votos, representará o período de 1971 a 1990 e, Canhoteiro, com quase 44% dos votos, será o jogador homenageado no período de 1951 a 1970. No total, o site tricolor recebeu mais de 51 mil votos dos torcedores.

Os jogadores escolhidos para receber a homenagem serão eternizados em fotos que terão exposição fixa. No caso do São Paulo, a mostra será realizada primeiramente na estação Butantã da Linha 4-Amarela, que entrará em operação no próximo ano. O memorial só será definitivo quando for instalado na futura estação São Paulo-Morumbi, também da Linha 4, quando a estação ficar pronta, em 2012. Santos, Portuguesa Corinthians e Palmeiras também receberão os “memoriais” nas suas respectivas estações.

Cada time escolheu os craques para representar quatro períodos da história do clube: da fundação até 1950; de 1951 a 1970; de 1971 a 1990 e de 1991 até hoje. A próxima votação para craque só será realizada em 2029.

Os outros times que receberão os memoriais também já escolheram os craques homenageados no Projeto Encontros. Os torcedores do alviverde paulista elegeram os jogadores Oberdan Cattani, Julinho Botelho, Ademir da Guia e Marcos, como os representantes para o memorial do time. Já os corintianos escolheram como seus craques preferidos Neco (Manoel Nunes), Rivelino, Sócrates e Marcelinho Carioca. Da Portuguesa, serão Simão, Djalma Santos, Enéas e Dener. Os santistas votaram em Araken Patusca, Pepe, Rodolfo Rodrigues e Robinho como os jogadores mais importantes dos períodos selecionados – vale destacara que o time optou por deixar o craque Pelé de fora da votação.

Projeto Encontros

Os memoriais de futebol farão parte de um projeto amplo desenvolvido pelo Metrô de São Paulo, chamado “Encontros”. O Projeto Encontros já acontece na estação Santa Cecília desde abril de 2009 e leva programação cultural aos usuários. Seu espaço conta com biblioteca, revistaria, café/ lounge, espaço para apresentações musicais e de poesia, bem como estrutura para exposições temporárias de fotografia e artes plásticas, painéis para mostras permanentes e telão de cinema para exibição de curtas-metragens.

Em dezembro teve início a votação dos ídolos dos principais clubes de futebol, que serão imortalizados nas estações Corinthians-Itaquera, Palmeiras-Barra Funda, Portuguesa-Tietê, Santos-Imigrantes e na futura Butantã.

As estações do Projeto Encontros que homenagearão os craques terão três grandes destaques: a história do clube, fotos e troféus e o chamado ‘Espaço dos Grandes Craques’, que destacará os grandes ídolos da história dos times. Esse espaço será composto pelos jogadores eleitos pelo público, via internet, nos quatro períodos da história pré-estabelecidos pelos clubes.

Aém dos espaços culturais, haverá programação exclusiva nos monitores que serão instalados nessas estações. O projeto foi idealizado para aproveitar, de forma plena, todo o potencial das estações do Metrô e estabelecer vínculos com a cidade de São Paulo e sua história.

Do Metrô