São Luiz do Paraitinga sedia a 4ª Semana da Canção Brasileira

Até dia 18, público e população podem participar de oficinas, palestras e shows

qua, 14/09/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

A canção brasileira mais uma vez ganha grande destaque durante a realização da 4ª Semana da Canção Brasileira, que acontece até domingo, 18, na estância turística e Patrimônio Histórico Nacional, a cidade de São Luiz do Paraitinga. Em sua quarta edição, o núcleo de formação potencializa sua programação oferecendo inúmeras oficinas para alunos e professores da rede pública da cidade, para o público participante e já cativo do evento, além de shows em vários espaços da cidade, com atrações que vão dos consagrados Dominguinhos, Leci Brandão e Geraldo Azevedo, até novos talentos como Tulipa Ruiz, Kiko Dinucci e Romulo Fróes, sem esquecer o público infantil, com shows de Hélio Ziskind e Banda Mirim. O evento é uma realização do Ministério da Cultura, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e patrocínio da SABESP e CESP através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Entre as oficinas que o público em geral terá acesso, estão assuntos fundamentais do cancioneiro brasileiro como o grande encontro entre João Gilberto e Tom Jobim, a obra de Edu Lobo e o canto incomparável da divina Elizeth Cardoso, todas elas ministradas por Zuza Homem de Mello. Também durante os dias da semana, o mestre em musicologia e doutorando em criação musical pela ECA-USP, cantor e compositor Sérgio Molina vai abordar temas e analisar aspectos das obras de Villa-Lobos, Chico Buarque, Milton Nascimento, Gal Costa e da Vanguarda Paulista. Este ano, além de palestras, o público vai se deleitar com excelentes documentários em quatro exibições no charmoso mercado da cidade. Na programação, Daquele Instante em Diante, que focaliza com maestria a obra de Itamar Assumpção.

A Semana da Canção Brasileira torna-se cada vez mais fundamental para a programação fixa da cidade. O ano de 2010 foi marcado por incrível chuva que deixou a cidade submersa e seu patrimônio material ameaçado. E foi justamente aí que apareceu com mais força a grande importância de seu tesouro imaterial, nas palavras da curadora do evento, a cantora Suzana Salles. “A cultura peculiar e criativa, celebrada incansavelmente ao longo dos últimos anos, virou moeda forte na reconstrução da cidade. Nesse cenário, é relevante lembrar que a Semana da Canção Brasileira é antes de tudo uma reflexão sobre o maior patrimônio imaterial brasileiro, nossa canção popular”, completa Suzana. A edição do evento, este ano, será também uma vitória para o povo local, que merece celebrar junto com o imenso público que deverá comparecer durante a tão esperada 4ª Semana da Canção Brasileira.

Programação

A programação da 4ª Semana da Canção Brasileira é abrangente e diversificada. Foi pensada para valorizar a reflexão e o aprofundamento de assuntos já abordados, além de oferecer entretenimento qualificado. No coreto central da cidade se apresentarão, de 16 a 18 de setembro, respectivamente, o grupo Karnak, liderado por André Abujamra, além de Geraldo Azevedo e Dominguinhos, encerrando com festa o último dia do evento. Dentre os shows infantis estão Hélio Ziskind, dia 15, no Coreto Central, e Banda Miriam, dia 18, no Mercado Municipal, sempre às 11h. As Oficinas Cantadas apresentam shows no Coretinho, às 16h, e no Mercado Municipal, às 18h, que terão nomes como Camilo Frade, talento local, o projeto Paço Torto, com Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e Romulo Fróes, Pereira da Viola, Marcos Sacramento, Paulo Freire e Wandi Doratiotto, Leci Brandão e Tulipa Ruiz.

O núcleo de formação da 4ª Semana da Canção Brasileira vai oferecer oficinas para adultos e crianças, incluindo professores e alunos de grande parte da rede pública de ensino da cidade, além do público participante do evento. A novidade deste ano são os quatro documentários que serão exibidos no Mercado Municipal. São eles Daquele Instante em Diante, que retrata a vida e obra de Itamar Assumpção; Uma Noite em 67, focando esse ano para falar dos grandes festivais da década; O Milagre de Santa Luzia, uma viagem pelo Brasil que toca sanfona, conduzido por Dominguinhos; e Palavra Encantada, documentário dirigido por Helena Solberg com olhar especial para relação entre poesia e música. Como em todos os anos, quatro oficinas diferentes serão ministradas nas escolas, todas com turmas pela manhã e tarde. Oficinas de composição, com Tata Fernandes e Paulo Padilha, oficina de canto coral, com Elaine Marin, e oficina de percussão corporal, com integrantes do Barbatuques.

São Luiz do Paraitinga

O local do evento é sempre uma atração à parte. A estância turística de São Luiz do Paraitinga oferece inúmeros atrativos ecológicos, históricos e culturais, além de óbvia vocação para acolher tal assunto. Ali, a cultura popular é algo vivo e pulsante. Seja na reinvenção do Carnaval, quando a população local inteira se mobiliza compondo suas próprias marchinhas, gênero que reina absoluto durante a folia na cidade, passando pela revalorização da cultura caipira, reforçando a importância de mitos e lendas nacionais, ou mesmo como cidade natal de Elpídio dos Santos, autor da maioria das trilhas sonoras dos filmes de Mazzaropi, até como baluarte de tradições religiosas, como a Festa do Divino Espírito Santo, quando congadas, moçambiques e violeiros louvam a Bandeira do Divino.

Como se não bastasse, a cidade abriga o maior acervo arquitetônico colonial do estado, tombado pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. E em dezembro de 2010, a cidade também foi contemplada com o título de Patrimônio Histórico Nacional, pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Tudo isso faz de São Luiz do Paraitinga o lugar ideal para abrigar esta verdadeira festa para a música brasileira.

A 4ª Semana da Canção Brasileira é produzida pelo Coletivo de Produção, que engloba as empresas Allucci & Associados, 3D3 Comunicação e Cultura, TAO MPB Produções e Vila 6 Comunicação & Arte. A realização é do Ministério da Cultura, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e patrocínio da SABESP e CESP, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

4ª Semana da Canção Brasileira na cidade de São Luiz do Paraitinga

Data: de 12 a 18 de setembro (de segunda a domingo)
Horários: atividades das 9h às 22
Entrada franca
Local: cidade de São Luiz do Paraitinga – Km 42,5 da Rodovia Oswaldo Cruz, estrada entre as cidades de Taubaté e Ubatuba, na serra do Mar.
Informações turísticas: (12) 3671-2080

Shows no Coreto Central
Dias: 16, 17 e 18 de setembro, às 22h.

Shows Infantis
Dia 15 de setembro, às 11h – Coreto Central
Dia 18 de setembro, às 11h – Mercado Municipal

Oficinas Cantadas
Dias: 15, 16 e 17 às 16h – Coretinho
Dias: 16, 17 e 18, às 18h – Mercado Municipal

Documentários
Dias: até 15 de setembro, às 20h – Mercado Municipal

A programação completa pode ser conferida neste site.

Da Secretaria da Cultura