São Luiz do Paraitinga recebe oficina de capacitação sobre preservação do patrimônio arquitetônico

Meta é qualificar os profissionais e estudantes do interior para a preservação do patrimônio material e imaterial

sáb, 23/07/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Governo por meio da Secretaria da Cultura, do Condephaat, das Oficinas Culturais e do SISEM-SP, e em parceria com a Prefeitura de São Luiz do Paraitinga, oferece uma oficina de capacitação sobre preservação do patrimônio arquitetônico, que será realizada de 29 a 31 de julho, no CERESTA – Centro de Reconstrução Sustentável de São Luiz do Paraitinga.

A atividade “Patrimônio Arquitetônico: Princípios Gerais de Preservação e Projeto” visa a ampliar e a fortalecer as políticas públicas da Secretaria para a área de patrimônio cultural no interior do Estado, por meio da qualificação de profissionais e estudantes para atuar com a questão patrimonial.

A oficina terá a apresentação da Presidente do Condephaat, Fernanda Bandeira de Mello, e contará com a participação de Marília Barbour, Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria de Estado da Cultura, e de Erika Hembik Borges Fioretti, Lara Melo Souza e Luciana Yurie Sakayemura, arquitetas do Condephaat. A oficina será ministrada pelos arquitetos Samuel Kruchin e Cristiane Gonçalves, que introduzirão os participantes ao universo da preservação da arquitetura, abordando os princípios técnicos, formais e legais no âmbito público e privado. 

O programa da oficina será desenvolvido em módulos temáticos, com 13 horas/aula, e um fórum com 2 horas/aula, destinado à discussão de questões locais à luz do que foi apresentado anteriormente.

Serão abordados os temas: história do restauro e princípios gerais de preservação desde o século XIX até os dias atuais; organização das primeiras estruturas legais e os organismos internacionais e nacionais de preservação; procedimentos básicos para o desenvolvimento de projetos de restauro e metodologia para intervenção em bens de natureza urbanístico-arquitetônica; e estudos de casos apresentando experiências concretas de intervenção no patrimônio edificado. Fechando a atividade, os participantes são estimulados a pensar e discutir questões relacionadas à preservação do patrimônio arquitetônico local.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 28 de julho pelo telefone (12) 3671-1672, pelo e-mail comunicacao@saoluizdoparaitinga.sp.gov.br ou diretamente no CERESTA (Praça Dr. Oswaldo Cruz, nº 22 – São Luiz do Paraitinga), das 8h às 17h.

Ao longo do segundo semestre de 2011, outros centros históricos do Estado de São Paulo – Bananal, São Sebastião, Santana de Parnaíba, Itu e Amparo – também receberão as oficinas educacionais do Patrimônio Histórico.

Serviço
Patrimônio Arquitetônico: principios gerais de preservação e projeto
Período: 29 a 31/7/2011.
Horários:
Dia 29, sexta-feira, das 18h às 22h.
Dia 30, sábado, das 9h às 13h e das 14h às 18h.
Dia 31, domingo, das 9h às 13h e das 14h às 16h30.
Local: CERESTA (Praça Dr. Oswaldo Cruz, nº 22 – São Luiz do Paraitinga).
Inscrições até 28 de julho.
30 vagas.
Atividade Gratuita.

Da Secretaria da Cultura