São Luiz do Paraitinga espera recorde de público

Expectativa é que a cidade receba cerca de 150 mil pessoas até a terça

sáb, 18/02/2012 - 11h00 | Do Portal do Governo

Movimentando habitantes e foliões vindos de toda parte desde 1981, o Carnaval de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, iniciou sua 32ª edição na sexta-feira, 17, apresentando suas famosas marchinhas. O tema deste ano será um trecho da música do tradicional Bloco Juca Teles : “CARNAVAL AMORA EM FLOR: Semeie amores, cores, fitas e colherás flores de chita”.

Seguindo uma linha tradicionalista, que exalta lendas do folclore nacional, modas populares são cantadas como aquelas típicas dos primórdios da festa no Brasil. Ao todo, 29 blocos e 16 bandas garantirão a alegria dos moradores e visitantes. Para contribuir, a Prefeitura montará dois palcos, um no mercado municipal e outro na praça de eventos.

A expectativa do município é de receber até terça-feira de carnaval um montante recorde de cerca de 150 mil pessoas, marca alcançada em 2009, segundo dados fornecidos pela Polícia Militar da cidade. O objetivo em 2012 é recuperar o tempo perdido nos últimos dois anos. As chuvas da virada de 2009 para 2010, ano em que o Carnaval na cidade foi realizado em uma versão reduzida, causaram um dano muito grande à infraestrutura do município. A edição de 2011 foi um recomeço importante, quando cerca de 80 mil pessoas prestigiaram o evento durante os dias de feriado.

Festival

O Festival de Marchinhas de São Luiz do Paraitinga, realizado há duas semanas, no início de fevereiro, é uma espécie de aquecimento para o início dos festejos. Na edição deste ano a canção vitoriosa pelos júris popular e técnico foi o “Melô da Costureira”, de autoria dos compositores Moreno Overá e Totó Porqueira. “A marchinha começa com uma introdução de viola caipira e a letra homenageia Dona Isa, esposa do Mestre Afonso Pinto, um dos precursores do carnaval daqui”, explica Moreno.

Elpídio dos Santos

Elpídio dos Santos (1909 – 1970) foi quem revolucionou o carnaval na cidade, escrevendo marchinhas nas décadas de 40 e 50. Se nas primeiras edições as principais referências eram os sambas-enredo de São Paulo e Rio de Janeiro, esse quadro mudou pela influência do compositor, que se consagrou pela sua parceria do artista e cineasta Mazzaropi, para quem escreveu trilhas sonoras de 27 de seus filmes. Depois de um hiato de 20 anos sem realizar a festa, em 1981 colaboradores de São Luiz, incluindo o Grupo Paranga (formado pelos quatro filhos de Elpídio), foram responsáveis pelo resgate das tradições começadas pelo músico.

Da Secretaria do Turismo