São José dos Campos tem sete empresas licenciadas pelo Portal Poupatempo do Empreendedor

Para fazer o licenciamento, basta fazer o pedido no site e preencher os dados. Em poucos minutos, o certificado é emitido

sex, 28/05/2010 - 15h46 | Do Portal do Governo

O município de São José dos Campos já tem sete empresas licenciadas pelo do Portal Poupatempo do Empreendedor (www.poupatempodoempreendedor.sp.gov.br). O primeiro licenciamento completo foi realizado em 30 de abril por uma microempresa que comercializa e faz manutenção de aparelhos de ar condicionado.

A contadora Maria Ézia de Alvarenga, que fez o licenciamento da primeira empresa, ressalta que antes do Poupatempo do Empreendedor era necessário comparecer a todos os órgãos envolvidos no processo. “Soube do novo serviço, fiz o licenciamento e foi rápido. É muito melhor que o caminho normal, que geralmente demora um mês e meio”, diz Maria Ézia.  

Para realizar o licenciamento pelo Poupatempo do Empreendedor, basta acessar www.poupatempodoempreendedor.sp.gov.br, fazer o pedido no site e preencher os dados solicitados – minutos depois já é emitido o certificado de licenciamento.

O Poupatempo do Empreendedor entrou no ar dia 30 de março deste ano e é gerenciado pelas Secretarias estaduais do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e de Gestão Pública. O processo é feito por meio do Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), que está integrado ao portal. 

“O município é a porta de entrada das demandas da população e, por isso, precisa ter instrumentos para atendê-las, como o Poupatempo do Empreendedor”, afirma o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Pedro Rubez Jehá.

O licenciamento é o maior obstáculo para a legalização completa das empresas. Pelo Poupatempo do Empreendedor, pode ser feito inteiramente pela internet por empresas de baixo risco (75% dos casos) das cidades de São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes, Limeira, Piracicaba, Santos e São José dos Campos. Para os demais municípios paulistas, o serviço será disponibilizado nos próximos meses.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho