São José dos Campos sedia reunião para debater projetos para os jovens

A primeira será hoje, das 9 às 18 horas, no Auditório do Paço Municipal

sex, 22/02/2008 - 9h22 | Do Portal do Governo

Políticas públicas que beneficiem os jovens de 15 a 29 anos constam da pauta de uma série de reuniões regionais programadas pela Coordenadoria de Programas para a Juventude (vinculada à Secretaria Estadual de Relações Institucionais) e a Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam). A primeira será hoje, das 9 às 18 horas, no Auditório do Paço Municipal de São José dos Campos. 

Estão convidados gestores municipais, membros de conselhos municipais, representantes da sociedade civil, líderes comunitários e outros interessados em políticas públicas direcionadas à juventude. São oferecidas 50 vagas a representantes dos municípios e as inscrições podem ser feitas na hora.

O objetivo do encontro é mapear os avanços e desafios das políticas públicas para o jovem paulista. Ao todo serão 14 encontros: dez no interior e quatro na Grande São Paulo.

Após a Coordenadoria de Programas para a Juventude destacar seu papel nas políticas estaduais, os organizadores promoverão debates e discussões, troca de experiências e farão o levantamento dos trabalhos realizados em cada uma das regiões. Os dados colhidos nos encontros e os resultados de cada reunião serão compilados num documento, para mapear a situação da juventude paulista.Diálogo – O presidente do Cepam, Felipe Soutello, ressaltou que a juventude é o segmento da sociedade com menos proteção do Estado: “Os jovens representam 20% da população brasileira. Somente nos últimos anos, os governos no Brasil passaram a se preocupar em estabelecer políticas públicas específicas para a juventude, enquanto na Europa isso acontece há tempos”. Ele diz que até em países da América do Sul – Chile e Argentina – já existe essa preocupação.

A coordenadora estadual de Programas para a Juventude, Mariana Montoro, explica que a Coordenadoria da Juventude se mobiliza para apoiar os municípios a criarem suas políticas de juventude: “O que une todos nós é a tentativa de estabelecer o diálogo entre o Estado e os municípios, isto é, de sistematizar informações para a melhoria da gestão. O Cepam é um importante pilar nessa parceria”.Serviço

O primeiro encontro regional de políticas públicas para a juventude será hoje (22 de fevereiro), das 9 às 18 horas, no Auditório do Paço Municipal de São José dos Campos, na Rua José de Alencar, 123, 7º andar, centro. Inscrições no próprio local.

Próximos encontros:

27 de fevereiro, na Praia Grande; 7 de março, em Presidente Prudente; e 11 de março em São Paulo.

Do Cepam

(M.C.)