São José do Rio Preto sedia encontro sobre negócios no setor de petróleo e gás

Este será o segundo de uma série de eventos para discutir atividade petrolífera

dom, 25/04/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Desenvolvimento, em parceria com a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), promove no próximo dia 6 de maio, no Teatro do Sesi, o segundo de uma série de dez eventos pelo Estado sobre as Oportunidades de Negócios no Setor de Petróleo e Gás Natural.

No encontro, serão apresentados aos empresários da região os mecanismos de participação nos cadastros de fornecedores da Petrobras e do CadFor (Sistema de Cadastro de Fornecedores para o Segmento Brasileiro de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural da ONIP), formado por nove operadoras internacionais que atuam na atividade petrolífera nacional. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no site www.onip.org.br/eventocadfor.

O encontro tem o apoio da prefeitura municipal, do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp) e da Associação de Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação (Apeti).

De acordo com o secretário-executivo da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo (Cespeg) e coordenador de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Desenvolvimento, José Roberto dos Santos, o objetivo do evento é atrair novos fornecedores para o ramo de petróleo e gás natural. “A atividade petrolífera está se expandindo e necessitará cada vez mais, nos próximos anos, de novos fornecedores de diversas áreas de suprimentos. O evento será uma oportunidade para as micro, pequenas e médias empresas paulistas entrarem nesse novo mercado, estimulando a economia local e a geração de emprego e renda no Estado”, explica o coordenador.

O evento contará com especialistas da ONIP, das operadoras do CadFor e da Petrobras, que apresentarão os mecanismos para participação nos seus cadastros e atender o empresariado local para tirar dúvidas e facilitar a inclusão dos interessados nos cadastros. Segundo estudos do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), em parceria com a Petrobras, previsões indicam que deverão ser investidos, em toda a cadeia da indústria de petróleo e gás no Brasil, US$ 40 bilhões anuais até 2014.

Na oportunidade, também serão apresentadas as ações da agência Investe São Paulo para auxiliar empresas interessadas em investir no Estado e as linhas de crédito da agência paulista de fomento Nossa Caixa Desenvolvimento – que oferece as menores taxas do mercado para capital de giro e investimentos, com juros que chegam a 0,96% ao mês. Além disso, haverá palestra sobre as ações do governo do Estado no setor de Petróleo e Gás Natural, e apresentações do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Nos próximos meses, haverá mais oito edições do evento para divulgar os sistemas de cadastro em outras regiões do Estado. O primeiro encontro, realizado em São José dos Campos, em março, contou com a participação de mais de 400 pessoas. Depois de Rio Preto, será a vez de Santos receber o evento, previsto para o dia 27 de maio.

Sobre o Cadfor

Patrocinado pelas operadoras internacionais Anadarko, BG Brasil, Chevron, Devon, El Paso, Shell, Maersk, Repsol e Statoil, o CadFor entrou oficialmente em operação em fevereiro de 2008, com o objetivo de aumentar o conteúdo nacional nos investimentos das empresas associadas. Com uma única inscrição, os fornecedores têm a vantagem de fazer parte do cadastro, que serve como base de consulta para compra das nove operadoras. Atualmente, existem 285 empresas cadastradas, enquanto outras 685 estão em fase de cadastramento.

Os produtos e serviços prioritários para cadastramento estão relacionados às seguintes áreas: calderaria; elétrica; mecânica; equipamentos onshore e subsea; instrumentação; equipamentos de proteção individual; construção, manutenção e reparo naval; instalações e montagens industriais; manutenção industrial; serviços logísticos; apoio marítimo e instrumentação.

Da Secretaria de Desenvolvimento