São José do Barreiro é uma viagem no tempo

Turistas são atraídos pela natureza exuberante, arquitetura, gastronomia e cultura que remontam à época colonial

sex, 28/05/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Localizada aos pés da Serra da Bocaina, a pequena cidade de São José do Barreiro é um lugar pacato e hospitaleiro. Logo que chega, o turista se encanta com a beleza natural do local: cachoeiras, trilhas em meio a Mata Atlântica, montanhas e rios – tudo emoldurado pela exuberante floresta.

Visitar São José do Barreiro é como fazer uma viagem no tempo. Ali há casarões de taipa, ruas calçadas com paralelepípedos e pessoas tranquilas nos bancos da pracinha central. Entre as construções da época do Brasil Colônia estão a igreja matriz de São José, inaugurada em 1881, e a sede da câmara municipal. Com arquitetura neoclássica, a igreja foi construída pelo coronel João Ferreira de Souza, fundador da cidade.  O prédio da câmara já abrigou a prefeitura e a cadeia da cidade. Está localizado no Largo 13 de Maio, que foi reformado e ganhou um belo jardim em homenagem ao centenário da abolição da escravatura.

São José do Barreiro integra o circuito Vale Histórico, composto ainda pelos municípios de Queluz, Areias, Silveiras, Arapeí e Bananal. A cidade nasceu, como todas as outras de sua região, de antigos pousos de tropeiros. O nome surgiu devido a um atoleiro que, na época das cheias, dificultava a passagem dos tropeiros. Para abrigá-los, foram construídos vários ranchos, que deram origem a um vilarejo. Em seguida, foi erguida uma capela dedicada a São José e, daí, veio o nome São José do Barreiro.  

Esses ingredientes que deram nome à cidade – obstáculos na estrada e lama, entre outros – fazem dela o paraíso perfeito dos amantes do off-road. As diversas trilhas que levam aos pontos turísticos locais oferecem vários graus de dificuldade que satisfazem desde os pilotos iniciantes até os mais experientes.

Aliás, é nessa região que está localizada a Estrada Real, também chamada de “cicatriz”. É que esse caminho foi trilhado pelos tropeiros que levavam ouro de Minas Gerais até os portos de Paraty ou Mambucaba para serem embarcados para a Europa. Hoje é usada para a prática do trekking numa travessia de três dias, ligando o Vale do Paraíba ao mar.

São José do Barreiro também oferece inúmeras possibilidades para outros esportes de aventura como mountain bike, jet ski, cavalgada e rampa natural para a prática do vôo livre a 1.700 metros.

Mas, se você é do tipo mais caseiro e prefere um passeio tranquilo com a família, uma opção são os passeios pelas antigas fazendas da época do café. Algumas se transformaram em charmosos hotéis e pousadas – a maioria está muito bem preservada.  Uma delas é a fazenda São Benedito que retrata a história do século XIX em seus próprios aposentos. A casa sede é toda em estilo colonial e guarda como principal relíquia um oratório histórico.  A culinária tropeira, praticada na maioria desses hotéis, é o ponto alto. Comida simples e saborosa, sempre acompanhada de doces caseiros, queijos artesanais e outros quitutes típicos fazem qualquer um deixar o regime de lado.

Ao visitar as fazendas centenárias, aproveite também para conferir como eram a casa grande onde viviam os proprietários, a senzala dos escravos, os terreiros com piso de tijolos para a secagem dos grãos e a estrutura para o beneficiamento do café. Você ainda poderá desfrutar de passeios a cavalo, caminhadas pelo campo e banhos de cachoeira e outras gostosas atividades.

Uma das fazendas mais visitadas é a Pau D’Alho, que foi construída em 1817 e recebeu D. Pedro I em sua viagem que levou à proclamação da independência. Tombada pelo Patrimônio Nacional e Estadual, foi restaurada e hoje é um marco histórico que se destina a atividades culturais e ecológicas. A fazenda é toda circundada por muros de pedras. O pátio interno é cercado por senzalas, cavalariças, tulhas e outras dependências. O embasamento é de pedra e as paredes de pau-a-pique.

Outra opção de passeios são as cachoeiras que circundam a cidade. Mais bela entre as 70 que existem na região, a cachoeira do Veado é a maior do Estado com 200 metros em três quedas. Uma das mais frequentadas pelos turistas é a do Formoso, mais conhecida como Cachoeirão, devido ao fácil acesso por uma estrada de terra de poucos quilômetros. Ali, você encontrará uma grande piscina natural.

A Represa do Funil também é muito procurada pelos turistas. Localizada na divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, é uma imensa área de lazer onde são praticados esportes náuticos, natação e pescaria. Se você ainda quiser se refrescar, visite o balneário Água Santa. Com uma grande piscina natural formada entre as pedras do Rio Barreiro, o local é indicado para quem quer se banhar e ficar em harmonia com a natureza. Em São José do Barreiro, você ainda encontra o ponto mais alto do estado de São Paulo: o Pico do Tira Chapéu, com 2.088 metros no Morro Boa Vista.

Como chegar

Localizada a 273 quilômetros de São Paulo, São José do Barreiro está ligado à Rodovia Dutra pela Estrada dos Tropeiros que, agora reformada, oferece um acesso fácil e seguro aos visitantes.

Para conferir como está o trânsito nas estradas, acesse os sites da Secretaria Transportes (http://www.transportes.sp.gov.br) e do DER (http://www.der.sp.gov.br). O internauta pode ver o fluxo graças às 33 câmeras espalhadas pelo Estado que transmitem imagens em tempo real.

Outras dicas de viagem

Confira outros destinos indicados pelo portal:

Santos

Brotas

Bananal

Eldorado

Ilhabela

Jaguariuna

Atibaia

Barra Bonita

São Roque

São Carlos

Itu

Taubaté

Holambra

Monte Alegre do Sul

São Francisco Xavier

Salto

Botucat

u

São Bento do Sapucaí

Vinhedo

Pindamonhangaba

Itirapina

Santo Antônio do Pinhal

Cananeia

Piracaia  

Águas de São Pedro

Jundiaí</strong>

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo