São Carlos ganha novo Parque Tecnológico

Inauguração aconteceu na sexta-feira, 18

seg, 21/07/2008 - 19h29 | Do Portal do Governo

 Representando o governador José Serra, o secretário-adjunto de Desenvolvimento, Luciano de Almeida, participou na última sexta-feira, 18, da inauguração do Parque Tecnológico de São Carlos, o Science Park, também conhecido como ParqTec.

Este é o segundo Parque Tecnológico do estado de São Paulo, o primeiro foi inaugurado em 2006 na cidade de São José dos Campos. “É um benefício não só para São Carlos, como para o estado de São Paulo e para o mundo”, ressaltou Almeida.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento tem como meta implantar dez Parques Tecnológicos até 2010. Além do ParqTec, já estão pré-credenciados no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) os Parques de São José dos Campos, São José do Rio Preto, Piracicaba e Sorocaba. “O Governo do Estado estimula a pesquisa e inovação através do SPTec e da Lei de Inovação, esses são nossos instrumentos para garantir o crescimento sustentável de São Paulo com ciência, tecnologia e inovação”, afirmou Luciano de Almeida.

Durante o evento foram assinados dois convênios e uma carta de intenções. O primeiro convênio foi entre o Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (CECOMPI) de São José dos Campos e o ParqTec, com o objetivo de promover, fomentar e gerenciar projetos de interesse do Centro de Design e Manufatura.

Já o segundo foi assinado entre o Instituto de Ecologia, o Instituto Internacional de Cromatografia e o Instituto ParqTec de Design, com a finalidade de promover e fomentar a transferência de tecnologia entre ambos. “Essa troca de tecnologia vai fortalecer as empresas da região”, afirmou o diretor presidente do ParqTec, Sylvio Rosa.

A carta de intenções foi assinada para a implantação da Secção São Carlos e Região da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB).

O Science Park começou em 1994 com a doação do terreno pela prefeitura. Pouco tempo depois iniciou o processo de incubadoras. “Hoje temos oito incubadoras e nosso modelo já foi para mais de 80 cidades. São Carlos recebe grandes investimentos há 50 anos e continuará recebendo cada vez mais.”, disse Sylvio Rosa.

O prefeito de São Carlos reconheceu os esforços do diretor presidente do ParqTec. “O Sylvio é o grande maquinista da pesquisa e inovação e os esforços dele vão dar um excelente rumo a São Carlos”, afirmou.

O ParqTec conta com parceiros importantes como a construtora Sobloco e a Embrapa e possui larga experiência com incubadoras de empresas.

Também participaram do evento representantes do Sebrae, ADVB, deputados federais, estaduais, vereadores e autoridades da região.

Da Secretaria de Desenvolvimento

(I.P.)