São Caetano é campeão dos Jogos Abertos do Interior

Competição reuniu 13 mil atletas representantes de 213 municípios

seg, 19/10/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

Com 373 pontos na classificação geral, o município de São Caetano do Sul conquistou o título de campeão da 73ª edição dos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”. Os atletas da cidade-sede da competição já haviam assegurado o título desde terça-feira, 13. Em segundo lugar ficou a cidade de São José dos Campos, com 274 e, em terceiro, Piracicaba, com 247. 

A cerimônia de encerramento foi realizada no sábado, 17, no Complexo Poliesportivo Lauro Gomes, no Bairro Olímpico. O secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva, entregou o troféu de campeão para o secretário de Esporte de São Caetano, Mauro Chekin. “Estou muito satisfeito pela organização, dedicação e acolhida de São Caetano aos atletas, que, com certeza, se orgulharam dos Jogos Abertos na cidade”, disse Claury. 

Para o vice-prefeito de São Caetano, Walter Figueira Júnior, os Jogos vão deixar saudade. “Receber os Jogos Abertos coroou um trabalho feito ao longo dos anos por um município que enxerga o esporte como uma ferramenta sócio-cultural. Por isso os Jogos com certeza deixarão saudades”, afirmou. 

A competição 

Este foi o 13º título conquistado pela cidade de São Caetano. Não faltou emoção durante os 11 dias da competição que reuniu 13 mil atletas, representantes de 213 municípios de São Paulo, em 27 modalidades.

Também denominada de Olimpíada Caipira, o evento reuniu em São Caetano boa parte da nata do esporte nacional como Natália Falavigna (taekwondo), Fabiana Murer (atletismo), Edinanci Silva e Carlos Honorato (judô), Hugo Hoyama (tênis de mesa), Dante, Serginho, Mari, Sheilla e Fofão (vôlei) e Fabíola Molina (natação). 

Segunda divisão 

Na segunda divisão, o título ficou com Guarulhos. A segunda maior cidade do Estado somou 235 pontos e garantiu o direito de disputar a primeira divisão em 2010. Pindamonhangaba (154 pontos) e Franca (113) terminaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. 

Em 2010 

O município de Santos, em 2010, será a sede dos próximos Jogos Abertos e o prefeito João Paulo Tavares Papa também participou da cerimônia de encerramento. Na ocasião, São Caetano passou a bandeira dos jogos para a cidade do litoral paulista. 

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo