São Bernardo do Campo é campeã da 75ª edição dos Jogos Abertos do Interior

Competição já revelou atletas como Hugo Hoyama (tênis de mesa) e Fabiana Murer (salto com vara)

sáb, 26/11/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

São Bernardo do Campo é a campeã da 75ª edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni, realizado este ano em Mogi das Cruzes e organizado pelo Governo do Estado de São Paulo. A seguir vieram São José dos Campos e Piracicaba. Os jogos, disputados entre 11 e 19 de novembro, já revelaram atletas no passado, que hoje são conhecidos e campeões como Hugo Hoyama (tênis de mesa, de São Bernardo do Campo), Fabiana Murer (salto com vara, São Caetano do Sul), Ednanci Silva (judô, São Caetano do Sul) e André Heler (vôlei, Suzano).

Participaram 233 cidades paulistas, totalizando 15,6 mil atletas em 25 modalidades esportivas, números que superam o último Pan-americano realizado recentemente em Guadalajara, no México, quando se apresentaram pouco mais de seis mil esportistas.

O evento é realizado todo ano desde 1936, organizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, em parceria com a cidade-sede, escolhida por eleição direta entre os municípios participantes da competição com dois anos de antecedência. Os Jogos Abertos premiam e desenvolvem a prática esportiva no Estado em 25 modalidades com disputa em duas categorias (até 21 anos e livre) e três divisões (primeira, segunda e especial), com equipes de ponta do esporte paulista. A premiação é por medalha (ouro, prata e bronze) e troféu (primeiro e segundo lugares), por modalidades, sexo, categoria e divisão.

Apenas uma vez a competição foi realizada fora do Estado de São Paulo, em Uberlândia (MG), em 1937, na sua segunda edição. No ano seguinte, voltou a São Paulo, em Sorocaba. Os jogos passaram a ter caráter oficial em 1939, quando Campinas foi sede. Edmundo Carvalho, então diretor do Departamento Estadual de Educação Física, conseguiu a oficialização da competição pelo Governo do Estado. A medida desagradou o idealizador do evento, Baby Barioni, que, vítima de pressões políticas e incompreendido por certa facção do esporte, acabou marginalizado. Os ideais de Barioni só foram oficialmente reconhecidos por ocasião dos 30º Jogos Abertos, em 1965, em Santos, quando foi homenageado.

Único vácuo

Desde seu início em 1936, os Jogos Abertos do Interior só não se realizaram uma vez, em 1989, por causa da greve de professores da rede estadual e a consequente necessidade de reposição de aula, fatos que impediram as escolas estaduais de servir como alojamento aos atletas.

A cidade que mais recebeu os jogos foi Santos, por oito vezes (em 1946, 48, 51, 65, 87, 2000, 2003 e 2010). Apenas 10 municípios tiveram o gostinho de comemorar o título geral dos Jogos Abertos do Interior. A maior vencedora é Santos, com 25 títulos. Em segundo lugar, vem Santo André, com 12 títulos, seguido de São Caetano do Sul (11) e Campinas (10). Guarulhos foi a grande vencedora em seis edições da competição. A mineira Uberlândia, que disputou de 1936 a 1938, foi tricampeã. São Bernardo agora é bi. Com um título cada aparecem Ribeirão Preto, Jundiaí e São José dos Campos.

Todos têm vez

Os Jogos Abertos do Interior também são disputados por atletas com deficiência, nas modalidades natação e atletismo, e terão contagem de pontos separada da competição convencional. O programa conta com provas para deficiente físicos e visuais, tanto no masculino como no feminino.

Os organizadores alertam que é muito importante que a cidade-sede tenha estrutura para receber os Jogos Abertos do Interior. Padarias, hotéis, restaurantes, lanchonetes, supermercados, postos de gasolina, taxistas e o comércio em geral devem estar conscientes da importância da competição. Neste período, a expectativa é de que o consumo cresça em média de 20% a 30%. Os Jogos proporcionam incremento importante no comércio, com geração de empregos e impulsão da economia. Mais informações no site www.jogosabertos2011.com.br

Classificação 2011

1ª – São Bernardo do Campo; 2ª – São José dos Campos; 3ª – Piracicaba; 4ª – Santos; 5ª – Pindamonhangaba; 6ª – São Caetano do Sul; 7ª – Mogi das Cruzes; 8ª – São José do Rio Preto; 9ª – Americana; 10ª – Suzano

Da Agência Imprensa Oficial e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude