Santos vai integrar a rede de parques tecnológicos estaduais

Empreendimento será voltado aos setores de petróleo, gás natural e TI

sáb, 31/10/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, assinou nesta quarta-feira, 28, com o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, o credenciamento provisório do Parque Tecnológico que será implantado no município. Com a entrada de Santos no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), já chegam a nove as iniciativas com credenciamento provisório no Estado. 

Para o secretário de Desenvolvimento, o projeto ajudará a Baixada Santista a atrair investimentos e oportunidades de emprego. “Com a exploração do pré-sal, muitas empresas se instalarão no litoral paulista e o Parque Tecnológico de Santos será o berço de boa parte delas”, afirma o secretário. 

O parque da Baixada Santista ficará localizado entre os bairros do Valongo e Vila Mathias e será voltado às áreas de petróleo, gás natural, porto, tecnologia da informação, meio ambiente e logística. As empresas que já manifestaram interesse em fazer parte do empreendimento são a Petrobrás, a Usiminas e iniciativas especializadas em TI. 

Os bairros escolhidos têm vocação para receber empresas de tecnologia focadas em pesquisa e desenvolvimento. Santos oferece condições técnicas, infraestrutura consolidada, concentração de universidades, Etec e Fatec. No total, o município soma seis universidades, com 35 mil alunos matriculados, além do Centro Paula Souza, que conta hoje com 5.961 alunos nas Escolas Técnicas da Baixada Santista e 1.730 alunos nas Faculdades de Tecnologia. A Secretaria de Desenvolvimento, em conjunto com Centro Paula Souza, prefeituras e setor produtivo, também estuda a criação de um curso técnico voltado à área de petróleo e gás natural. 

Em junho deste ano, o conselho curador da Fundação de Tecnologia e Conhecimento de Santos tomou posse na sede da associação comercial santista. A FTC será a entidade gestora do futuro Parque Tecnológico de Santos. 

Incentivos 

As empresas que se instalarem em Parques Tecnológicos poderão participar do programa de incentivos fiscais, chamado “Pró-Parques”. Instituições de apoio e empresas de base tecnológica poderão utilizar os créditos acumulados do ICMS apropriados até 30 de novembro de 2010, ou diferir o imposto para pagamento de bens e mercadorias a serem utilizados na realização de projetos de investimento nos Parques Tecnológicos e também no pagamento do ICMS relativo à importação de bens destinados ao seu ativo imobilizado. 

Da Secretaria de Desenvolvimento