Santos tem padrão de Primeiro Mundo em saneamento básico

Meta do governo Covas é atingir 100% de cobertura em coleta, afastamento e disposição final de esgotos

seg, 03/07/2000 - 13h21 | Do Portal do Governo

Meta do governo Covas é atingir 100% de cobertura em coleta, afastamento e disposição final de esgotos

Com 94% de áreas cobertas por redes de esgotos e abastecimento de água, o município de Santos apresenta um padrão considerado de Primeiro Mundo no que se refere a saneamento básico. Mesmo com este excelente índice, o governo Covas tem como objetivo atingir 100% de cobertura até o fim de 2002.
Um grande passo está sendo dado neste mês de julho para alcançar esta meta. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) iniciou as obras de instalação de rede coletora de esgotos em três bairros de Santos e em treze morros da cidade, o que irá atender diretamente cerca de 27 mil pessoas. Com a conclusão das obras, a cobertura de redes da cidade será ampliada para 98% do município.
Os morros que terão as redes coletoras implantadas são: Vila Progresso, Saboó, Bufo/Fontana, São Bento, Santa Casa, Pantanal, Caneleira, José Menino, Pacheco, Boa Vista, Jabaquara, Marapé e Penha. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em um ano.
Os morros contam atualmente com 2,9 mil ligações domiciliares de esgoto. Serão instalados 37 mil metros de redes coletoras, totalizando cerca de cinco mil novas ligações domiciliares.
Para garantir informações aos moradores dos morros, sobre as obras, o cronograma e seus benefícios, a Sabesp está distribuindo folhetos informativos. O empreendimento terá várias frentes trabalhando simultaneamente em morros distintos, e tão logo as redes sejam assentadas será também executado o reaterro, a fim de evitar qualquer tipo de problemas à comunidade.

Redes dos bairros de Alemoa, Santa Maria e Chico de Paula também serão ampliadas

A Sabesp também anunciou a ampliação do sistema de esgotos sanitários para os bairros de Alemoa, Santa Maria e Chico de Paula. Estão sendo assentados aproximadamente mil metros de emissários, 11,5 mil metros de rede coletora, com 396 ligações prediais, além da construção de quatro Estações Elevatórias para bombear os efluentes.
Cerca de duas mil pessoas destes bairros estão sendo beneficiadas com as melhorias promovidas pelo Governo do Estado de São Paulo.