Santos tem novo posto do Acessa São Paulo

Com a inauguração de terça-feira, 29, Baixada Santista passa a contar com 4 unidades do programa

qua, 30/07/2008 - 19h09 | Do Portal do Governo

Na terça-feira, 29, o secretário estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo, inaugurou o novo posto do Acessa São Paulo em Santos, na sede da AGEM (Agência Metropolitana do Estado de São Paulo).

A placa de inauguração do novo posto foi descerrada pelo secretário de Gestão Pública juntamente com o Diretor-Executivo da AGEM, José Elias F. Abul Hiss. O Secretário Municipal de Governo de Santos, Márcio Lara representou a Prefeitura de Santos no evento, que contou ainda com as presenças do Prefeito de Cubatão, Clermont Silveira Castor, e dos deputados estaduais Bruno Covas e Luciano Batista.

Durante a inauguração do Posto Acessa SP de Santos, o secretário Sidney Beraldo destacou o grande retorno social do programa: “Este posto é o primeiro de quatro que serão inaugurados na Baixada Santista neste ano”, disse.

A nova unidade do programa de inclusão digital do governo paulista disponibiliza cinco computadores para o uso da população e tem capacidade para realizar cerca de 1.800 atendimentos por mês.

Na ocasião da inauguração, também foi aberto o Centro de Documentação Rubens Lara, uma iniciativa da AGEM, voltada para o apoio à pesquisa institucional e acadêmica, que funcionará junto ao posto do Acessa SP. O Centro foi um projeto idealizado pelo então diretor executivo da Agência, Rubens Lara, para garantir à população acesso ao conteúdo produzido pela AGEM.

O novo posto em Santos faz parte da ampliação do Programa Acessa SP, que instalará 109 novos postos em 107 municípios paulistas até dezembro de 2008. Na Baixada Santista, estão previstas também unidades do Acessa SP no Poupatempo Santos e nas cidades de Mongaguá e Peruíbe (veja abaixo quadro com informações dos novos postos).

Com o plano de expansão do Acessa SP, o número de cidades paulistas atendidas passará para 449, ampliando para 69% a cobertura do programa. Já o total de unidades em funcionamento no Estado aumentará para 511 e a capacidade terá um aumento de 42% – 225 mil atendimentos a mais por mês – em relação à média realizada hoje.

O objetivo do Governo Paulista é levar o Programa para os 645 municípios do Estado até o final de 2010. Todas as cidades que se interessarem terão uma unidade do Acessa SP.

Programa Acessa São Paulo

O Acessa São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), oferece acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos. 

Desde sua criação em julho de 2000, o Programa Acessa SP já prestou mais de 31 milhões de atendimentos, conta com 1,4 milhão de usuários cadastrados, tem 3.086 computadores e 750 monitores em atividade. Em média, realiza 540 mil atendimentos mensais em todo o Estado.

De acordo com os resultados da pesquisa Ponline 2006, realizada junto a 8 mil usuários do programa, o principal público atendido pelo Acessa São Paulo é o jovem de baixa renda. Mais da metade dos freqüentadores, 59%, têm entre 15 e 24 anos, e 68% deles apresentam renda entre 1 e 4 salários mínimos.

Nessa pesquisa os usuários também foram convidados a avaliar o impacto do uso da internet em suas vidas. O levantamento apontou que ficou mais fácil aprender depois do uso da internet para 83% dos entrevistados. A pesquisa revelou ainda que a maioria dos usuários -83,9%- também se considera melhor informado sobre as notícias do país, e 59% deles dizem ter conseguido novas oportunidades de trabalho com o uso da Internet. 

Ainda segundo a pesquisa, 82% dos usuários enviam e recebem e-mails; 45,8% lêem notícias em jornais e revistas; 43,4% freqüentam salas de bate-papo; 35% buscam oportunidades de trabalho. Além disso, 46% afirmam já ter utilizado serviços de governo eletrônico.

Serviço:

O atendimento nas unidades do Acessa São Paulo é gratuito, e cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Para utilizar os postos é necessária a apresentação do RG, e menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

Novo posto:

Santos

Endereço: Rua Joaquim Távora, 93, Vila Mathias, na Agência Metropolitana da Baixada Santista – AGEM.

Computadores para usuários: 5

Previsão de atendimento: 1.800 / mês

Horário de funcionamento: das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira

 

Demais postos previstos na Baixada Santista

Mongaguá

Endereço: Rua Ubatuba, 944 – Bairro Agenor de Campos

Computadores para usuários: 7

Previsão de atendimento: 2.240 / mês

Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

 

Peruíbe

Endereço: Av. São João, 545, Centro.

Computadores para usuários: 8

Previsão de atendimento 2.560/ mês

Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

 

Santos

Endereço: Poupatempo Santos. Rua João Pessoa, 224 a 266, Centro.

Computadores para usuários: 15

Previsão de atendimento: 4.800 / mês

Horário de funcionamento: das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 14 horas, aos sábados.

 

Da Secretaria de Gestão Pública

(I.P.)