Santos representa SP na cerimônia de abertura das Olimpíadas Escolares

A abertura do evento aconteceu na noite da quinta-feira, dia 18, em Poço de Caldas, MG

sex, 19/09/2008 - 17h30 | Do Portal do Governo

Os jovens atletas do município de Santos carregaram a bandeira paulista e representaram o Estado de São Paulo na cerimônia de abertura das Olimpíadas Escolares 2008 que está acontecendo em Poços de Caldas, MG. A cerimônia impressionou os representantes das 21 delegações e os espectadores locais que lotaram o Ginásio Poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves Filho, na noite da quinta-feira, dia 18. Entre os presentes, destaque para os atletas olímpicos e pan-americanos, Embaixadores das Olimpíadas Escolares, que prestigiam a edição de 2008, além de representantes dos Governos Federal, Estadual e Municipal.

O desfile das delegações mostrou a alegria, espírito de equipe e comprometimento dos participantes com as bandeiras de seus estados. Os 20 estados, o Distrito Federal e a Delegação de Poços de Caldas exaltaram o folclore e a cultura de suas regiões.

A chama olímpica foi acesa pelo bicampeão mundial de ginástica artística, Diego Hypólito. O gesto simbólico foi complementado com uma queima de fogos. Ao lado de Diego estiveram Arnaldo de Oliveira (atletismo – medalha de bronze no revezamento 4x100m de Atlanta 96), Claudinei Quirino (atletismo – prata no revezamento 4x100m dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000); Karen Rocha, (basquete – campeã sul-americana de Buenos Aires 2006); Daniele Hypólito (ginástica artística – prata (equipe) e bronze (trave) nos Jogos Pan-americanos Rio 2007); Edinanci Silva (judô – ouro nos Jogos Pan-americanos do Rio 07 e Santo Domingo 03) e Sarah Menezes (judô – medalha de bronze na Copa do Mundo do Brasil em 2007); Marcel Stürmer (patinação artística – ouro nos Jogos Pan-americanos Santo Domingo 2003 e Rio 2007) e Juliana Almeida (patinação artística – bronze no Rio 2007); Hugo Hoyama (tênis de mesa – ouro (individual) nos Jogos Pan-americanos de Havana 91 e de Mar del Plata 95); Ana Paula Scheffer (ginástica rítmica – medalha de bronze no arco no Rio 2007), Angélica Cristine (ginástica rítmica), Bruna Silva (ginástica rítmica), Bruna Morais (ginástica rítmica) e Nicolas Oliveira (natação – ouro (4x100m e 4x200m livre) nos Jogos Pan-americanos Rio 2007) representaram a elite do esporte nacional no Sul de Minas. Cassius Duran (saltos ornamentais – prata na plataforma de 10m nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo 03) se unirá aos outros embaixadores durante a competição.

A competição vai até 28 de setembro e terá a participação de 2.800 jovens atletas, entre 12 e 14 anos, de 800 escolas públicas e privadas do país, representando 21 estados brasileiros. Eles disputarão medalhas no atletismo, judô, natação, tênis de mesa, futsal, xadrez, basquete, handebol e vôlei. A etapa para atletas de 15 a 17 anos será entre os dias 6 e 16 de novembro, na capital da Paraíba, João Pessoa.

Da Secretaria de Eportes, Lazer e Turismo