Santos-Imigrantes é o novo nome da Imigrantes do Metrô

O seu principal ídolo, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi o destaque da cerimônia

qua, 05/11/2008 - 10h38 | Do Portal do Governo

Na terça-feira, dia 4, aconteceu a cerimônia de renomeação da estação Imigrantes, localizada na Linha 2-Verde (Vila Madelena-Alto do Ipiranga). Para homenagear o Santos Futebol Clube, a estação passou a se chamar Santos-Imigrantes.

No evento, estiveram presentes os secretários de Estado, José Luiz Portella, titular do Transportes Metropolitanos, e Luiz Antônio Guimarães Marrey, da Justiça e da Defesa da Cidadania, que em companhia da diretoria do Santos Futebol Clube e de seu principal ídolo, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, apresentaram à população o novo nome da estação.

A mudança é uma antiga reivindicação dos torcedores do “Peixe” residentes em São Paulo. A renomeação, em homenagem ao Santos, cumpre à decisão do governador José Serra, publicada no Diário Oficial do Estado, por meio do Decreto n°53.642, de 31/10/2008. O clube santista será o quarto a ser prestigiado pelo Metrô. Já existem as estações Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda, na Linha 3-Vermelha, e Portuguesa-Tietê, na Linha 1-Azul. A Linha 4-Amarela, em construção, terá a unidade São Paulo-Morumbi.

Craques e História

A primeira exposição que marca o novo nome da estação foi aberta durante evento. A mostra “Santos Sempre Santos” é composta por 18 painéis fotográficos que representam uma linha do tempo dos times da Vila Belmiro. As fotos percorrem as décadas de 50, 60 e 70, tendo Pelé como o destaque. As imagens são de autoria do repórter fotográfico José Dias Herrera, responsável pelos principais cliques do “Peixe”.

A exposição traz ainda uma surpresa para o visitante. São uniformes utilizados desde o início do clube até os anos 90. Os uniforme atuais, 1 e 2, também estarão expostos em manequins.

Comunicação com o Usuário

O Metrô atualizará, progressivamente, o nome dessa estação na comunicação visual e nos mapas das estações e trens de todo o sistema metroviário. Já foram alteradas as placas de identificação da estação e nos trens que circulam na Linha 2-Verde. A partir de hoje (dia 4), quem circular de trem pela estação Imigrantes escutará a nova comunicação sonora dos operadores de trem avisando que a estação passa a se chamar “Santos-Imigrantes”.

Estação Imigrantes, reduto do “Peixe”

Inaugurada em 15 de abril de 2006, a estação Imigrantes é uma das mais modernas do sistema e transporta por dia 12.500 passageiros. Suas instalações contam com uma arquitetura diferenciada e equipamentos como elevadores especiais e piso tátil, que facilitam o acesso de pessoas com deficiência.

A recém-batizada Santos-Imigrantes, localizada entre as ruas Prof. Oswaldo L. Gomes Cardim e Engº Guilherme Winter, tem 5.540 m² de área construída em superfície. Além disso, possui dois acessos, plataforma central, três escadas rolantes e uma fixa.

O Metrô mais perto da região Sudeste

A Linha 2-Verde, do Metrô opera atualmente entre as estações Vila Madalena e Alto do Ipiranga, com 10,7 km, passando em subterrâneo por toda a extensão da avenida Paulista. Com a expansão até Vila Prudente, a linha passará a ter 15 km de extensão, ampliando de 405 mil para 835 mil o número de pessoas transportadas por dia.

O trecho em ampliação tem 4,3 km de extensão e três estações: Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente, com previsão de conclusão até 2010. A estação Tamanduateí terá integração com a unidade homônima da CPTM, na Linha 10-Turquesa, que liga o bairro da Luz à região de Rio Grande da Serra, passando pelo ABC. O empreendimento exige investimentos da ordem de R$ 2,1 bilhões, gerando 1.500 empregos diretos.

Da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô