Santos ganha mais uma estação de monitoramento da qualidade do ar

A unidade móvel foi instalada nesta semana na cidade da Baixada Santista

ter, 10/04/2012 - 17h18 | Do Portal do Governo

A partir desta semana, a cidade de Santos conta com uma nova estação de monitoramento da qualidade do ar. A unidade móvel está instalada no Centro de Esporte e Lazer da Praça Engenheiro José Rebouças, na Ponta da Praia, perto da região do Porto.

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) agora pode comparar temporariamente os níveis constatados na estação automática fixa, em operação no bairro do Boqueirão, com os dados da unidade nova. As duas estações possibilitam uma avaliação contínua e em tempo real da qualidade do ar respirado pela população. As pessoas podem consultar o índice no do site da CETESB.

Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, o equipamento tem um papel importante na avaliação das interferências da atividade portuária na qualidade do ar da região. O diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da CETESB, Carlos Roberto dos Santos, ressaltou que os novos dados comparativos
entre as duas estações será fundamental na ajuda de decisões e para a elaboração de novas políticas públicas na área ambiental.

A estação móvel na Ponta da Praia faz parte da rede automática de avaliação da qualidade do ar da CETESB, que passa a contar com 44 estações, das quais 20 estão instaladas na Região Metropolitana de São Paulo, cinco na Baixada Santista e 19 em outras localidades do Estado.

Do Portal do Governo do Estado