Santo André recebe 22 viaturas policiais e uma ambulância

Covas está entregando 112 veículos para as polícias Civil e Militar do ABC nesta terça-feira, dia 1º

ter, 01/08/2000 - 15h31 | Do Portal do Governo

O governador Mário Covas entregou 22 viaturas para as polícias Civil e Militar de Santo André, nesta terça-feira, dia 1º, e uma ambulância para a Diretoria Regional de Saúde. Covas lembrou que quando assumiu, a frota “teórica” da Polícia Militar era de dez mil veículos, mas que eles nunca estavam todos nas ruas por falta de condições técnicas. A frota foi renovada e desde 1995, mais de oito mil viaturas foram adquiridas e um novo lote de três mil está sendo entregue este ano. “Até o final de 2002, a idade média dessa frota será de três anos”, informou Covas. “Hoje, até municípios com cinco mil habitantes recebem viaturas novas, ao contrário dos governos anteriores”, lembrou o governador.
O Governo do Estado já investiu R$ 250 milhões, desde 1995, para reequipamento e modernização da Segurança Pública. Também foram comprados helicópteros, armas, coletes à prova de bala e outros equipamentos, incluindo investimentos em informática, telecomunicações e laboratórios. “A compra de equipamentos mais modernos faz parte de uma estratégia para aumentar a prevenção e podermos ter cada vez menos crimes e uma Polícia cada vez mais eficiente”, disse o secretário de Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi.
A região do ABC está recebendo, nesta terça-feira, 112 viaturas. São 84 para a Polícia Militar e outras 28 para a Polícia Civil, beneficiando os municípios de São Caetano do Sul, Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Essas viaturas fazem parte de um lote de três mil veículos que custaram ao Estado R$ 90 milhões. Junto com outras 8,9 mil entregues anteriormente, as viaturas somam 11,9 mil unidades adquiridas pela atual administração para renovação da frota de todo o Estado. Em Santo André, foram 12 Blazers e quatro Santanas para a Polícia Militar e seis Blazers para a Polícia Civil.
Ainda sobre Segurança Pública, Covas disse que atualmente são presas dez mil pessoas por mês, enquanto em 1995 esse número era de duas mil. “Até o final do ano teremos mais de cem mil presos em todo o Estado”, informou. Segundo o governador, o aumento na quantidade de detentos é uma das razões por não ter sido possível esvaziar as delegacias e as cadeias públicas, mesmo com as 22 mil novas vagas criadas no sistema penitenciário paulista durante o seu Governo.