Santas casas têm linha de crédito especial para financiar dívidas em SP

Programa Saúde SP também permite que hospitais filantrópicos adquiram equipamentos

qua, 11/12/2013 - 9h03 | Do Portal do Governo

Adquirir novos equipamentos para melhorar o atendimento e quitar dívidas com fornecedores. É isto que o programa Saúde SP permite às santas casas e hospitais filantrópicos do Estado. Uma parceria da agência Desenvolve SP com o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) permite oferecer uma linha de crédito especial, com juros anuais de 6,5%, a estas instituições.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

“A Santa Casa sai de um banco privado, que paga até 24% de juros para pagar 6,5%. Praticamente a inflação, juro zero”, explicou o governador Geraldo Alckmin durante o anúncio do programa, em outubro deste ano.

O primeiro hospital a receber a ajuda foi o São Francisco de Assis, em Jacareí, no Vale do Paraíba. O valor do financiamento para este hospital chega a R$ 19 milhões.

A taxa de juros aplicada às operações de reestruturação financeira, com recurso da linha de crédito BNDES Saúde, é de 8% ao ano. A Secretaria da Saúde subsidiará a taxa referente à remuneração da Desenvolve SP: 1,5%. Já para a aquisição de máquinas, modernização e ampliação, a taxa de juros é de 6,8% ao ano. Neste caso, a Secretaria da Saúde subsidia 0,9%.

O financiamento oferecido terá como garantia os repasses do SUS (Sistema Único de Saúde) aos hospitais, e o prazo de pagamento é de até 10 anos.

Do Portal do Governo do Estado