Santana ganha seu primeiro Museu de Bairro

Projeto, que retrata história dos bairros da capital paulista, é da Secretaria de Cultura do Estado

ter, 28/03/2000 - 12h58 | Do Portal do Governo

O governo paulista, por meio da Secretaria da Cultura, inaugura no próximo dia 8 de abril, a partir das 14 horas, no Arquivo do Estado, mais um Museu de Bairro Itinerante. Desta vez será o bairro de Santana que terá sua história contada através de documentos, fotos e relatos de imigrantes da região.

‘Ao convidar a população para relatar suas memórias e abrir velhos baús e álbuns de fotografia, cria-se um importante processo de reflexão e discussão da importância da preservação do patrimônio histórico da cidade.
Inspirado em iniciativas de décadas passadas, o Museu de Bairro pretende estabelecer vínculos com a comunidade à qual se refere’, comenta o Secretário da Cultura Marcos Mendonça.

Considerado um dos núcleos de povoamento mais antigos da cidade, o bairro de Santana foi palco de momentos históricos importantes como a elaboração do documento que foi utilizado para o episódio conhecido como ‘Fico’, na época da independência do Brasil. A representação foi redigida na casa de José Bonifácio de Andrada e Silva, na época residente onde hoje é o quartel do CPOR, na rua Alfredo Pujol.

Terra de personalidades importantes como os pilotos de Fórmula 1, Ayrton Senna e Chico Landi, do ex-campeão mundial de box, Éder Jofre, o bairro de Santana foi demarcado como zona rural até 1940 e mantém a fama de possuir ar puro, devido à proximidade da Serra da Cantareira. Marcado pelo rio Tietê como fronteira natural, o bairro de Santana superou o isolamento em virtude da necessidade dos moradores de atravessarem o rio. Além disso, os habitantes da região também se divertiam no local, banhando-se nas águas, competindo nas várzeas, nadando e remando em suas águas.

Durante o evento haverá a apresentação do grupo Tom da Terra, da Escola de Samba X9 Paulistana, Banda Sinfônica Militar, além da premiação do concurso de redação ‘Santana, Meu Bairro’.

A exposição ficará à disposição do público no Arquivo do Estado até o dia 28 e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. A entrada é
franca.

Inauguração
Data: Sábado, dia 8 de março de 2000
Horário: 14 horas

Visitação
Data: De segunda à sexta-feira
Horário: Das 9 às 12 horas
Local: Arquivo do Estado – rua Voluntários da Pátria, nº 596
Entrada Franca.