Santa Rita do Passa Quatro reúne cultura e beleza natural

A cidade natal do músico Zequinha de Abreu, famoso pela canção Tico-Tico no Fubá, conta com diversos pontos turísticos

qui, 05/06/2014 - 18h13 | Do Portal do Governo

A pouco mais de 200 km da capital paulista fica a cidade de Santa Rita do Passa Quatro, na região de Ribeirão Preto. O município, que traz no próprio nome a devoção à Santa Rita de Cássia, tem no alto da colina a Igreja Matriz, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Em homenagem ao grande compositor santarritense, Zequinha de Abreu, a cidade conta com um Museu Temático sobre o artista que conta a história do músico autor de Tico-Tico no Fubá, sucesso na voz de Carmen Miranda na década de 30.

Mas a principal atração da cidade é o circuito ecológico, que conta com o Parque do Vassununga, Cachoeira São Valentim, Cachoeira Três Quedas, Deserto do Alemão e Morro Itatiaia.

As cachoeiras se destacam pela beleza natural. Na Três Quedas, também é possível passear pelas ruínas da Casa de Força da primeira usina hidrelétrica da cidade. A São Valentim é famosa pela sua queda livre de 80 m e fica dentro do Patrimônio Arquitetônico Usina São Valentim, à margem do Rio Claro.

Com as diversas opções de passeios turísticos e cerca de 2 horas de São Paulo, Santa Rita do Passa Quatro é certamente uma boa pedida para famílias que queiram passar o final de semana longe da agitação urbana da capital.

Curiosidade

Assim como boa parte das cidades do interior paulista, Santa Rita do Passa Quatro se desenvolveu por meio das lavouras de café. Com isso, a cidade recebeu um grande número de imigrantes italianos.

Dentre os imigrantes, estava o casal Ettore e Michelina Mezenga, que inspiraram personagens da novela “O Rei do Gado”.

Do Portal do Governo do Estado