Santa Fé do Sul é a primeira em ranking ambiental paulista

Programa Município Verde Azul, que descentraliza questões do meio ambiente, certificou 158 municípios do Estado

seg, 02/04/2012 - 21h49 | Do Portal do Governo

A cidade de Santa Fé do Sul é a número um do ranking ambiental de municípios paulistas 2011, divulgado nesta segunda, 2, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, e de diversas outras autoridades e representantes dos municípios, somando mais de 1300 pessoas no Auditório Ulisses Guimarães. “São Paulo está dando exemplo: em 65% do corte da cana aqui não há mais queimada, o que equivale a 25 mil ônibus a menos poluindo o ar”, comparou o governador. Alckmin citou ainda o intenso trabalho de recuperação das matas ciliares, o planejamento do destino final dos resíduos sólidos e a competitividade do etanol no Estado, “graças à redução do ICMS de 25% para 12%”. “Etanol é energia limpa, renovável.”

As outras nove cidades com melhor desempenho, da segunda colocação para a décima, foram: Viradouro, Sorocaba, Fernandópolis, Guararapes, Anhumas, Orindiúva, Quadra, Pereira Barreto e Mira Estrela. Já as premiadas com o Prêmio Franco Montoro, que considera os 19 municípios mais bem colocados em suas bacias hidrográficas, foram: Fernandópolis, Sorocaba, Araraquara, Lins, Batatais, Santa Fé do Sul, Anhumas, Jundiaí, Ouro Verde, Tambaú, Itapira, Ibirarema, Ubatuba, Guararapes, Viradouro, Bertioga, Salesópolis, Piraju e Tupã.

No total, 158 municípios receberam o certificado Município Verde Azul, programa do Governo do Estado lançado em 2007 que visa descentralizar a agenda ambiental paulista. “Temos grandes avanços e inúmeros desafios. O melhor trabalho é a ação local com visão global”, destacou o governador. “É um programa do tipo ´anzol´: a gente joga e traz o prefeito para colaborar com o Sistema Nacional do Meio Ambiente”, ilustrou o secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas. A cidade que obtém o certificado tem prioridade na captação de recursos junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

As cidades certificadas alcançaram médias acima de 80, numa escala que vai de zero a 100. No ano da divulgação do primeiro ranking, em 2008, 44 municípios atingiram essa nota mínima, ante os 158 atuais. A nota ambiental é atribuída de acordo com o desempenho do município em critérios como: tratamento de esgoto, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente. Em 2012, foram acrescentadas três premissas: educação ambiental, planejamento do destino de resíduos sólidos e criação de fundos municipais para tratar do tema.”A cada ano, novos critérios serão adicionados, aumentando o nível de exigência para obter o certificado”, revela Bruno Covas.

Ao todo, 410 projetos de coleta seletiva foram implantados, 109 planos de gestão de resíduos sólidos, 257 programas de educação ambiental e 280 fundos de meio ambiente foram criados. São 335 municípios com centros de educação ambiental, 261 com ciclovias, 276 com planos de arborização urbana e 361 com viveiros de mudas, além de 205 com parcerias ambientais com pessoas físicas e jurídicas. Dos 645 municípios do Estado, 485 enviaram informações para participar do programa.

Do Portal do Governo do Estado