Santa Casa de Piracicaba é hospital que mais capta córneas no Estado

A Santa Casa de Piracicaba foi premiadacomo o hospital que mais capta córneas para transplantes no Estado

qua, 26/09/2018 - 14h24 | Do Portal do Governo

A Santa Casa de Piracicaba foi premiada nesta segunda-feira (24) como o hospital que mais capta córneas para transplantes no Estado de São Paulo. O reconhecimento também garante à unidade o título de Hospital Amigo do Transplante. O prêmio foi entregue durante o I Encontro Estadual das Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes do Estado de São Paulo.

Nos últimos dias, CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) viabilizou a doação de mais de 1.400 córneas e 54 órgãos múltiplos. A média estadual na década é de 85.468 córneas transplantas por milhão de habitantes.

“A CIHDOTT da Santa Casa de Piracicaba tem se consolidado como referência na região quando o assunto é doação de órgãos”, afirma a coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes, Marizete Medeiros. “É notável o empenho da unidade, sobretudo, a colaboração das famílias que contribuem com as doações”.

A premiação serve como estímulo para a doação de órgãos no Estado de São Paulo. As instituições são premiadas com base nos indicadores de doação de órgãos e tecidos. É levado em conta o número de óbitos nos hospitais e a quantidade de órgãos doados por ele por meio das respectivas comissões intra-hospitalares.

De acordo com Jaqueline Defavari, coordenadora da CIHDOTT da Santa Casa de Piracicaba, 70% das famílias autorizam a doação das córneas. A doação dos órgãos permite que até duas pessoas voltem a enxergar.

“É importante transmitir às famílias conhecimento, segurança e o verdadeiro significado da doação, fundamental processo para prolongar e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explica o provedor João Orlando Pavão.

Somente o Estado de São Paulo responde por cerca de metade dos transplantes realizados em todo o Brasil. A população paulista conta ainda com o primeiro hospital público especializado, o Euryclides de Jesus Zerbini, com capacidade para a realização de transplantes de córnea, pâncreas, fígado e medula óssea.

O órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde comemorou em 2017 o crescimento do índice de doações de órgãos – cerca de 22%. “A nossa maior conquista é garantir todos os princípios e equidade com essas pessoas., diz Marizete Medeiros, coordenadora da instituição.