Santa Casa de Barretos é certificada como Hospital Amigo do Idoso

Com a certificação, hospital pode ter acesso a novos recursos para melhoria do atendimento à população com mais de 60 anos de idade

qui, 20/09/2018 - 10h28 | Do Portal do Governo

A Santa Casa de Barretos foi certificada pela Secretaria Estadual da Saúde como Hospital Amigo do Idoso. Depois de assinar a adesão em abril deste ano, a unidade obteve o selo inicial em agosto último, após cumprir a primeira etapa estabelecida pelo governo paulista.

“É um passo inicial de melhorias para a valorização do paciente idoso dentro do hospital”, conta a enfermeira Maria Aurélia da Silveira.

Com a certificação, o hospital pode ter acesso a novos recursos para melhoria do atendimento à população com mais de 60 anos de idade. O médico César Maurício da Silva resume a importância do selo: “É uma forma de atender aos idosos de forma mais qualificada e com maior acolhimento.”

Para receber o Selo Inicial, é necessário criar o Conselho Municipal do Idoso, implantar ações de promoção de saúde e prevenção de quedas, entre outras. Os selos Inicial, Intermediário e Pleno têm o objetivo de estimular municípios e entidades públicas e da sociedade civil a implantarem ações referenciadas. No Estado, 640 municípios assinaram o termo de adesão ao programa e, destes, 245 conquistaram o Selo Inicial.

“De modo a elaborar políticas públicas no setor, o Governo Federal se inspirou na iniciativa estadual, que é pioneiro na área. São Paulo sai na frente nas ações de proteção no setor”, ressalta Marli Cortez, secretária-executiva do Programa SP Amigo do Idoso.

Cuidados específicos

A queda para uma pessoa idosa pode trazer efeitos devastadores. “Uma fratura, por exemplo, demora mais tempo para ser curada, exigindo uma internação maior, o que pode ocasionar outros problemas como infecções”, explica Claudia Fló, coordenadora da área de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde. Além disso, nos idosos, é comum a ocorrência de multimorbidades: “Essas doenças agravam o quadro clinico do paciente, dificultando ainda mais a recuperação”, alerta.

Programa SP Amigo do Idoso

O Programa SP Amigo do Idoso foi criado em 2012 pelo governo do Estado de São Paulo e envolve esforços e recursos de onze secretarias estaduais e do Fundo Social de Solidariedade, que buscam desenvolver projetos, implementar programas e ações voltadas à população idosa.

A Fundação Sistema Estadual de Análises de Dados (Seade) é responsável pela manutenção de um sistema de monitoramento sobre as ações dos municípios. Cada cidade possui um interlocutor do programa.

No Estado, a população idosa representa 13,19% da população total (cerca de 5,6 milhões de pessoas), segundo dados da Fundação Seade.