Sangue do tipo A negativo está em falta na Famema

Hemocentro pede ajuda de doadores

qua, 17/12/2008 - 16h54 | Do Portal do Governo

O sangue do tipo A negativo está em falta no Hemocentro da Faculdade de Medicina de Marília (Famema). A tipagem aparece com apenas 14 bolsas, enquanto que o mínimo estipulado pela central de captação de doadores é de 40 bolsas.

Como o fim de ano tem baixa no número de doadores, o Hemocentro faz convocação para evitar cancelamentos de cirurgias. “Estamos recebendo apenas 30 doadores por dia esta semana. É metade do que precisamos. Este número precisa aumentar”, comentou a assistente social da unidade, Marlene da Silva Disner.

Segundo ela, na próxima semana o Hemocentro não abre no dia de Natal (25 de dezembro) e o estoque precisa estar com quantidade de sangue razoável, uma vez que o número de acidentes e ocorrências costuma aumentar neste período, em virtude do consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Nos dias 24 e 31 de dezembro, o Hemocentro vai funcionar das 7h às 12h e nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, das 12h às 18h. No dia 1º de janeiro a unidade sangüínea também não estará aberta.

Exposição

O Hemocentro está com nova exposição de quadros. A professora Marta Coelho Rossini e seus alunos disponibilizaram suas obras para serem colocadas no setor de coleta da unidade.

Da Famema

(M.C.)