Saneamento: Sabesp investe em Jandira

Município recebe novo macromedidor para maior precisão no controle das operações de fornecimento de águ

qua, 17/05/2006 - 18h08 | Do Portal do Governo

Uma das questões mais polêmicas no universo do saneamento é a questão das perdas nos sistemas de abastecimento de água. O índice de perdas demonstra a quantidade de água que é produzida, mas, por algum motivo, não chega aos imóveis dos clientes. Como não existe a chamada “perda zero”, o que as empresas de saneamento fazem é investir maciçamente em tecnologias e processos para reduzir e controlar as perdas de água, garantindo maior eficiência na operação e assegurando a regularidade do abastecimento público.

A Sabesp, ao longo de sua existência, tem investido de forma constante em equipamentos e formas de assegurar a eficiência do sistema de abastecimento de água. Uma das medidas dessa eficiência é o desenvolvimento de um programa de redução de perdas em toda a Grande São Paulo. Uma das ações desse programa consiste na instalação de novos macromedidores, equipamentos que garantem maior precisão e confiabilidade na obtenção de dados de controle das operações de fornecimento de água.

Assim, cada equipamento instalado, substituído ou readequado trará uma importante contribuição para o gerenciamento do volume de água produzido nas Estações de Tratamento e o distribuído à população.

Para dar continuidade a essas ações na quinta-feira, 18/05, será instalado um novo instrumento de medição na entrada do Reservatório Jandira. A realização dessa obra exigirá a interrupção do abastecimento de água para todo o município, das 8 às 18 horas.

A recuperação do abastecimento ocorrerá de forma gradual, logo após o término das atividades. Bairros localizados em pontos mais altos e distantes do reservatório poderão ter o fornecimento de água restabelecido de forma mais lenta.

A Sabesp solicita aos moradores das localidades afetadas que utilizem a água armazenada nas caixas residenciais e evitem desperdícios. Os casos de emergência serão atendidos pela Central de Atendimento 195, que funciona durante 24 horas. A ligação é gratuita.