Saneamento: Sabesp apresenta projeto da primeira PPP do setor

Projeto, no valor de R$ 1,3 bilhão, é voltado para obras de melhorias e ampliações do Sistema Produtor do Alto Tietê

qui, 16/03/2006 - 17h04 | Do Portal do Governo

O setor de saneamento básico ganhou mais um incentivo para dar continuidade a sua missão de levar saúde e desenvolvimento para a população. A Sabesp apresentou, em audiência pública, o projeto da primeira parceria público – privada (PPP) do setor. O projeto que representa um negócio no valor de R$ 1,3 bilhão, é voltado para obras de melhorias e ampliações do Sistema Produtor do Alto Tietê. Este Sistema atualmente é responsável pelo atendimento de cerca de 15% dos 18 milhões de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo.

Com a parceria, o objetivo é o de em um curto espaço de tempo, ampliar o volume de água produzido pelo Alto Tietê, aumentando assim a oferta de água para Região Metropolitana, área escassa em recursos hídricos e que apresenta altos índices de crescimento vegetativo e econômico.

Dentre as obras previstas no Projeto destacam-se a prestação de serviços de manutenção de barragens; tratamento e disposição final do lodo gerado na produção de água tratada; implementação de projetos de melhoria da eficiência energética; ampliação da capacidade da estação de tratamento de água de Taiaçupeba; construção das adutoras e de outras utilidades.

Durante a apresentação do projeto, que reuniu mais de 300 pessoas, o destaque ficou por conta da importância dessa nova fonte de investimentos e as melhorias que isto trará para o setor, provando que a parceria só agrega vantagens para todos – Sabesp, investidores e clientes. . O contrato da PPP deverá ser assinado dentro de três ou quatro meses e terá duração de 15 anos.

Segundo Dalmo Nogueira, presidente da Sabesp, a PPP representa um marco para o setor de saneamento de São Paulo e do país, e com ela além de se assegurar a regularidade e qualidade do abastecimento da Região Metropolitana, outros benefícios surgirão como a geração de empregos, novas tecnologias, e demais fatores que irão contribuir com a qualidade do produto da Empresa.

Para saber mais sobre a parceria público – privada, clique aqui, neste link, os interessados em conhecer e participar desta parceria poderão obter informações sobre o edital e a apresentação do Projeto.

Assessoria de Imprensa da Sabesp