Samba no trem reuniu mais de 300 pessoas no domingo

Evento inédito da CPTM comemorou o Dia Nacional do Samba

qua, 05/12/2007 - 9h28 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) organizou no domingo passado, evento pioneiro na cidade de São Paulo: o Samba no Trem CPTM. Em comemoração ao Dia Nacional do Samba, os dois últimos vagões do trem que partiu às 13 horas da Estação Jurubatuba, na Linha C-Esmeralda, tiveram shows ao vivo, com músicos do Projeto Samba de Todos os Tempos. A apresentação reuniu mais de 300 pessoas.

Os artistas seguiram tocando até Osasco. No retorno da viagem, sentido Autódromo, o show continuou até a Estação Socorro. Dessa forma, muitos usuários assistiram à apresentação ou parte dela. O grupo desceu na Estação Socorro e dirigiu-se à Praça do Samba, onde foi realizada grande roda de samba para o público em geral.

Coordenado pela CPTM e pelo artista convidado Marquinho Dikuã, diretor e fundador do Projeto Samba de Todos os Tempos, o evento reuniu músicos, compositores e cantores de Osasco, Itaquera e especialmente do bairro de Santo Amaro. O objetivo é difundir o samba, considerado por eles a mais autêntica expressão da música popular brasileira. Dikuã falou sobre a receptividade do público: “Foi bacana, bem legal, principalmente pelo fato das pessoas optarem por entrar no vagão em que estávamos só para acompanhar a apresentação”.

Marco na cidade – O Projeto Samba de Todos os Tempos participou de outros eventos culturais da CPTM. Em novembro, os músicos estiveram na décima edição do Fala Aí, Comunidade, programa mensal que visa a aproximar usuários e companhia, oferecendo o espaço público para utilização da comunidade ao mesmo tempo em que divulga e valoriza a produção cultural dos 22 municípios servidos pelas linhas da empresa.

No evento, Dikuã falou sobre a iniciativa de transportar o samba para o trem. “É um marco na cidade de São Paulo”, afirmou, levando em conta que é a primeira vez que ocorre algo assim aqui. No Rio de Janeiro, o Pagode do Trem, que inspirou o Samba no Trem CPTM, é realizado desde 1991.

Da CPTM

(I.P.)