Salão São Paulo de Turismo apresenta as novas opções de viagens no Estado

Evento tem o objetivo de revelar as diversas facetas (algumas delas desconhecidas) dos municípios paulistas

ter, 19/06/2007 - 11h06 | Do Portal do Governo

Durante três dias, as belas paisagens paulistas foram apresentadas aos visitantes do 6º Salão São Paulo de Turismo. De acordo com os organizadores, 80 municípios apresentaram, de 14 a 16 de junho, o que há de melhor em turismo. O evento é considerado a única feira de negócios, produtos e serviços turísticos do Estado de São Paulo. Na edição do ano passado, 14.327 pessoas passaram pelo Centro de Convenções São Luís, na capital paulista.

“O Salão São Paulo de Turismo nasceu para fomentar o turismo do interior e do litoral paulista, e divulgar com exclusividade os novos roteiros do turismo rural, ecológico, técnico e de aventura”, informou Jarbas Favoretto, presidente da Associação dos Municípios de Interesse Turístico (Amitur).

Na cerimônia de abertura do Salão estiveram presentes, José Carlos Milaré, coordenador de Turismo do Estado de São Paulo, Susy de Rosa Camargo, tesoureira da Amitur, Jarbas Favoretto, presidente da Amitur, Oswaldo Provedo, do Conselho das Américas, João Baptista de Andrade, presidente da Associação Paulista de Imprensa (API), Humberto Dias (representando o secretário de Emprego, Guilherme Afif Domingos), Célia Leão (deputada estadual) e Rita Passos (deputada estadual).

Com larga experiência na área de turismo, Milaré disse que é importante para o desenvolvimento do setor turístico, a sintonia entre o setor público e o setor técnico das empresas e agentes que atuam no segmento. “Somente com essa união, será possível criar parcerias capazes de desenvolver o turismo no Estado de São Paulo”.

Para a deputada estadual, Célia Leão, “o setor de turismo é importante para os municípios. O Estado de São Paulo tem inúmeras atrações naturais e é importante a parceria público-privada para que o turismo em nossos municípios consiga concorrer com os demais estados, como o Rio de Janeiro e os do Nordeste”.

O evento – Cada cidade é representada por sua prefeitura, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), consórcio, associações e empresas privadas, que mostram durante o evento suas hospedagens, gastronomia, cultura, artesanatos e suas tradicionais festas regionais.

Além das opções de viagens, o visitante pode degustar iguarias doces e salgadas e bebidas típicas de várias regiões. O artesanato paulista, também, teve seu espaço. Inúmeras opções como tapeçarias, porcelanas, esculturas em madeira e cobre, entre tantos outros, foram comercializados durante o evento. “Comprei algumas geléias e licor de jabuticaba. Não consegui resistir”, disse a vendedora Valéria Brito, que pelo terceiro ano consecutivo visita a feira.

Roteiro diversificado – Durante o evento foram apresentadas diversas novidades, que tem atraído muitos turistas. É o caso do Caminho do Sol. Muito procurado por executivos e pessoas que desejam realizar uma peregrinação e procuram dar novo sentido às suas vidas. O roteiro é baseado no roteiro de Caminho de Santiago (Europa) e que faz muito sucesso em todo o mundo. Durante dez dias, os peregrinos passam pelas cidades de Santana do Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Salto, Itu, Indaiatuba, Elias Fausto, Capivari, Mombuca, Saltinho, Piracicaba, Águas de São Pedro e São Pedro. O Roteiro do Escravo é outra atração. Durante sete dias, os visitantes podem conhecem a saga dos Barões do Café em terras valeparaibanas. São diversos pacotes que incluem as cidades de Tremembé, Taubaté, Pindamonhangaba, São Luís do Paraitinga, Redenção da Serra, Piquete, Lorena, Cruzeiro, Guaratinguetá, Cunha, São José do Barreiro, Bananal, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela.

Aprendizado – Paralelo ao 6º Salão, ocorreu o 7º Congresso do Turismo Paulista. Vários cursos e palestras a preços acessíveis e com direito a certificado, foram administrados durante os três dias. Favoretto explicou que o Congresso surgiu da necessidade de levar informações necessárias aos administradores públicos e também para aproximar e integrar as entidades envolvidas no desenvolvimento turístico de cada cidade. “Com isso criamos oportunidades para gerar novas linhas de trabalho, mostrando formas e meios para solucionar problemas socioeconômicos, e orientar para a urgência da Gestão dos Conselhos Municipais de Turismo”, disse. Claudio Abreu, proprietário de uma pequena agência de turismo em Marília, aproveitou a oportunidade. “Vim para São Paulo para fechar um negócio e resolvi assistir a algumas palestras para melhorar o meu negócio”.

Maria Lúcia Zanelli

Da Agência Imprensa Oficial