Salão Nacional do Jornalista Escritor vai até domingo no Memorial

Não raro, o jornalista sonha em publicar um livro, tornar-se escritor. Não raro, escritores escrevem regularmente em jornais. Ficção, crônica, reportagem especial, coluna, artigo, biografia romanceada, a interface entre escritores […]

sex, 16/11/2007 - 21h04 | Do Portal do Governo

Não raro, o jornalista sonha em publicar um livro, tornar-se escritor. Não raro, escritores escrevem regularmente em jornais. Ficção, crônica, reportagem especial, coluna, artigo, biografia romanceada, a interface entre escritores e jornalista é fecunda e antiga, mas nem sempre tão conhecida.  O I Salão Nacional do Jornalista Escritor, que abriu ao  público na terça-feira, 15, no Memorial da América Latina, Capital, foca justamente nesse espaço simbólico, do qual jorram palavras.

Temas como “A reportagem como gênero literário”, “Biografias, jornalismo e literatura”, “Limites e ousadias do jornalismo literário”. “Jornalismo como espaço literário: o caso ´Realidade`” e “Livro-reportagem, fronteira literária do jornalismo” serão enfrentados por autores como Luis Fernando Veríssimo, Fernando Morais, Ignácio de Loyola Brandão, Eric Nepomuceno, Zuenir Ventura, Ziraldo e Moacyr Scliar. As atividades estão divididas entre entrevistas, debates, palestras, exposições, lançamento de livros e atrações infanto-juvenis.

O I Salão do Jornalista Escritor é a forma criativa e socialmente interessante criada pela Associação Brasileira de Imprensa para começar a festejar seus cem anos de vida, que serão completados em 7 de abril do ano que vem. Em 2008, aliás, comemoram-se também os 200 anos da imprensa e da indústria gráfica brasileira (em setembro de 1808, D. João VI lançou a Gazeta do Rio de Janeiro; clique aqui para saber mais sobre o legado da vinda da Corte Portuguesa ao Brasil, no início do séc. XIX).

Os encontros acontecem no Auditório Simón Bolívar, com capacidade para 800 pessoas. São oportunidades para os leitores conhecerem e conversarem de forma  descontraída com seus autores preferidos. Estão programadas tardes e noites de autógrafos e cafés literários. A idéia é que os escritores-jornalistas também interajam e aumentem o conhecimento e a colaboração entre si. No foyer do auditório funcionará uma grande livraria com obras de todos os gêneros.

Uma atração à parte do I Salão Nacional do Jornalista Escritor é o que está sendo chamado de “Salãozinho”. Em uma tenda montada do lado de fora do auditório, foram programadas diversas atividades para o público infanto-juvenil, como “contação” de histórias, encontro com autores, oficinas de quadrinhos e de artes plásticas.

O I Salão Nacional do Jornalista Escritor tem entrada totalmente gratuita. Pede-se, no entanto, que seja doado um livro infanto-juvenil. Saiba mais sobre o encontro no site www.jornalistaescritor.org

SERVIÇO

I Salão Nacional do Jornalista Escritor

Período: Até 18 de novembro

Auditório Simón Bolívar

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 portão 12 (estacionamento, R$ 10,00, portão 15) Fone 3823.4600

Participantes/Programação

DIA 17/11(Sábado)

11h30  Entrevista: Mauro Santayana

14h30  Entrevista: Zuenir Ventura

16h00  Palestra/Debate – LIMITES E OUSADIAS DO JORNALISMO LITERÁRIO

Expositores: Eric Nepomuceno, Antônio Torres e   Flávio Tavares

              Mediador: Carlos Marchi

18h30  Entrevista: Ziraldo

20h00 Palestra/Debate – JORNALISMO COMO ESPAÇO LITERÁRIO:

O CASO “REALIDADE”

Expositores: Ignácio de Loyola Brandão, José Hamilton Ribeiro e Mylton Severiano

         Mediadora: Gioconda Bordon

DIA 18/11(Domingo)

14h00  Entrevista: Juca Kfouri

15h30  Entrevista: Moacyr Scliar

17h00  Palestra/Debate – LIVRO-REPORTAGEM, FRONTEIRA LITERÁRIA DO JORNALISMO

Expositores: Caco Barcelos, Domingos Meirelles e   Eliane Brum

Mediador: Florestan Fernandes Jr.

19h30  Entrevista: Mino Carta

As entrevistas serão mediadas pelo jornalista Claudiney Ferreira.

Do Memorial da América Latina

(I.P.)