Salão do Turismo mostra roteiros, promoções e diversidade cultural

Instalada no Anhembi, em São Paulo, a maior feira de turismo segue até às 20h de domingo

sex, 20/06/2008 - 9h47 | Do Portal do Governo

Disposto na entrada do 3º Salão do Turismo, um gigantesco telão mostra a multiplicidade de paisagens, cores, ritmos, tradições e peculiaridades culturais de cada um dos 27 Estados e prepara o espírito do turista para viajar pelo Brasil inteiro em um só lugar, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. No local, estão reunidos todos os destinos turísticos do País para o público decidir onde será sua próxima viagem. É possível experimentar a gastronomia típica das cinco regiões brasileiras, assistir a apresentações culturais, observar a feitura de artesanato, participar de debates e palestras e adquirir produtos artesanais de cada Estado.

A abertura do evento, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, disse que a terceira edição do maior evento turístico brasileiro atrairá público superior à marca anterior, de 110 mil visitantes, e que a expectativa é movimentar R$ 200 milhões até o final da feira, no domingo, dia 22. Assegurou a continuidade do Salão até 2010, já que a idéia é “movimentar a cadeia produtiva formada por pequenas e médias empresas”.

Ressaltou que as oportunidades do turismo brasileiro se ampliarão com a realização da Copa do Mundo, em 2014. Estudos e diagnósticos da realidade turística brasileira estão em andamento, informou.  Em todos os estandes, há distribuição dos roteiros turísticos e divulgação de passeios. São Paulo, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae), apresenta 18 produtos turísticos. Chapada Guarani,  Cavernas da Mata Atlântica, São Paulo e Litoral são os circuitos paulistas com foco no mercado internacional. O Brasil tem 81 roteiros com potencial internacional e 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional, de acordo com a pasta do Turismo.

Espetáculos e artesanato – No local, de 35 mil metros quadros, é possível contatar as 400 agências de turismo, 50 operadores de viagens, 200 hotéis, resorts e companhias aéreas. São Paulo foi escolhido para sediar a feira por ser o maior emissor de turistas para todo o País, afirmou Barreto. “Há registros de que 50% dos turistas que vêm ao Brasil para negócios têm como destino a capital paulista; e 70% das feiras ocorrem na cidade”. Como primeira manifestação artística do evento, os tambores japoneses de Ibiúna (SP) ressoaram pelos corredores do Salão em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa.  O grupo Ryubu Daiko de taiko convidou o público a tocar junto. Sua música Dai Shizen (“Grandiosa Natureza”) se tornou campeã brasileira de taiko. Em março deste ano o grupo tocou a melodia no Japão. Em seguida, o local foi tomado pelo maracatu, de Pernambuco. No espaço Saber Fazer, Alcides Ribeiro dos Santos (do Mato Grosso), mostrou a arte de transformar madeira numa viola de cocho. O destaque de São Paulo é No

rma Tamaoki que ensinará pintura em cerâmica (réplicas de Tarsila do Amaral), arte herdada dos Incas.

O Saber Fazer de São Paulo é promovido pela Secretaria Estadual de Esporte Lazer e Turismo em parceria com a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco). Terá a participação dos artesãos Cleide de Fátima Toledo (palha de tabôa e sisal), Maria Clara Fragoso (esculturas históricas e peças sacras) e Denys Toquetti (cestos, chapéis e arranjos em palha de coqueiro uma arte da cultura indígena Pataxó).

Culinária e atrações – No estande de artesanato de São Paulo onde são comercializados trabalhos da Sutaco, destacam canecas de cerâmica pintadas com obras de Tarsila do Amaral e peças feitas em palha, barro e cerâmica. O da Bahia exibe baianas e orixás; de Alagoas, renda filé; de Maranhão, renda de bilro; de Minas, cerâmicas Nêgas de Minas; de Mato Grosso do Sul, bichos da fauna pantaneira; do Rio Grande do Sul, produtos em lã de ovelha; do Distrito Federal, flores do cerrado; do Amazonas, tramas indígenas; do Pará, luminárias feitas com fibra de buriti.

Minas Gerais esbanja criatividade em outro estande de dois andares que chama a atenção do visitante. O imenso boneco de Tiradentes e moças trajando vestes mineiras convida o público a degustar um café feito com coador de pano e servido em canecas esmaltadas, acompanhado de queijo e goiabada. O estande  da Região Sul também atrai o visitante por oferecer degustação de comidas típicas e apresentação de manifestações culturais e artesanato, como os famosos ovos de páscoa. Belas jovens gaúchas, com roupas típicas, exibem seu sorriso para o público e para as máquinas fotográficas.

Na área de gastronomia, cada Estado traz o prato e a sobremesa mais apreciados pelos habitantes. Os paulistas servirão pizza e brigadeiro. Os mineiros, feijão tropeiro e doce de leite. Os cariocas, caldinho de feijão preto e pudim de leite. Os gaúchos trazem carreteiro de charque e sagu. Os baianos, moqueca de peixe e cocada preta. Os paranaenses, barreado e banana encapada. Do Amapá vêm o peixe ao molho de taperebá e a divina torta. Do Tocantins, delícia do cerrado e torta bombom de buriti. A diversidade da culinária é para agradar qualquer paladar dos freqüentadores. Ao fundo do imenso salão, funcionam o Hopi Hari, o Parque Beto Carreiro e o Parque da Mônica. A Mônica, personagem do Maurício de Souza, consagrada como embaixadora do turismo, marcou sua presença na cerimônia de abertura, acompanhada por um público numeroso e pelo grupo Schuplatler, de Santa Catarina.

SERVIÇO

O 3o Salão do Turismo ocorre no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Hoje, das 14 às 20 horas

Amanhã e domingo, das 10 às 20 horas

Preços: público em geral R$ 10; pessoas acima de 60 anos, deficientes e crianças menores de 10 anos pagam meia.

Passaporte (R$ 15) é válido para todos os dias

Mais informações: www.turismo.gov.br/salao 

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)