Salão de Belas Artes de São Paulo apresenta obras de 160 artistas

Na mostra estão expostas 260 obras, entre pinturas e esculturas, de 160 artistas.

ter, 08/01/2008 - 11h13 | Do Portal do Governo

Entra em cartaz nesta terça-feira, 8, no Porão das Artes, no prédio da Fundação Bienal de São Paulo, a exposição dos selecionados do I Salão de Belas Artes de São Paulo. Na mostra estão expostas 260 obras, entre pinturas e esculturas, de 160 artistas. O objetivo do I Salão é revelar novos talentos da arte figurativa. As obras expostas foram escolhidas por um corpo de jurados entre 906 trabalhos de 356 artistas.

Na abertura da mostra, o Salão ofereceu prêmios na categoria Pintura (dois trabalhos) e Escultura (um trabalho). Os vencedores receberam uma medalha de ouro e um prêmio de R$ 6 mil. Também foram distribuídas medalhas de prata, bronze e menções honrosas. O evento prestou homenagem aos pintores figurativistas Djalma Urban, Durval Pereira e Carlota Lopes.

O I Salão de Belas Artes representa a seqüência do tradicional Salão Paulista de Belas Artes, evento com 74 anos de existência.  A primeira edição deste Salão Paulista de Belas Artes foi realizada em 1934, por determinação do então presidente Getúlio Vargas, com a participação de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Alfredo Volpi, entre outros artistas. Até 1988, o Salão continuou a ter edições anuais, com algumas pausas ocasionais, como de 88 a 98 e de 2004 até este ano. Agora, o evento volta com outro nome, mas com as mesmas características do seu predecessor.

Serviço

I Salão de Belas Artes de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo – Porão das Artes
Parque do Ibirapuera – Portão 3
Exposição: do dia 08 ao dia 27/01, de terça a domingo, das 10 às 18 h.

Da Secretaria Estadual da Cultura

(M.S.)