Sala São Paulo recebe mostra sobre patrimônios culturais

Exposição gratuita reúne imagens de imóveis tombados pelo Condephaat

seg, 11/07/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Sala São Paulo recebe até setembro, em seu boulevard, a exposição Patrimônio da Metrópole Paulistana, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM) e do Museu da Casa Brasileira. A entrada é gratuita.

Baseada no livro homônimo da escritora e cientista social Margarida Cintra Gordinho, com fotografias da equipe coordenada por Iatã Cannabrava, a mostra reúne imagens e textos sobre os bens culturais da região metropolitana de São Paulo tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). O órgão foi instituído em 1968 com a finalidade de proteger, valorizar e divulgar o patrimônio cultural do Estado.

Para o Secretário da Cultura, Andrea Matarazzo, a mostra contribui para tornar os bens tombados mais conhecidos, admirados e preservados, mantendo vivas as memórias e histórias. “As imagens e textos expostos nos ajudam a compreender nosso presente e construir nosso futuro”.

Com coordenação de Mary Lou Paris, a mostra documenta em 60 painéis a trajetória histórica de patrimônios desde sua formação, divididos por períodos como: Expansão Bandeirista, Do Campo para a Cidade e Afirmação da Metrópole. Com imagens de residências, instituições de ensino, igrejas, parques, jardins, monumentos e acervos de arte, da pequena povoação em torno do Colégio e da Companhia Jesuítica aos bairros planejados do século XX, passando pela arquitetura bandeirista e as construções religiosas, típicas do período colonial, o público poderá conhecer, explorar e desfrutar do legado que várias gerações de brasileiros e estrangeiros deixaram na metrópole paulista.

A mostra fica em cartaz até 17 de setembro na capital (praça Júlio Prestes – entrada pela rua Mauá, nº 51, Luz). Depois, segue para museus da região metropolitana de São Paulo e do interior do Estado. Para mais informações ou visita agendada, o telefone é (11) 3367-9573.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos.

Serviço

Exposição Patrimônio da Metrópole Paulistana – Sala São Paulo
Data: até 17/9
Local: Sala São Paulo – Boulevard (praça Júlio Prestes – entrada pela rua Mauá, nº 51 – Luz – São Paulo/SP)
Informações e agendamento: (11) 3367-9573
Horários: de segunda a domingo, das 8h às 18h
Entrada: gratuita

Da Secretaria da Cultura