Sala São Paulo completa 10 anos de sucesso

Local foi construído para receber as melhores orquestras sinfônicas do mundo

qua, 08/07/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Sala São Paulo, a maior e mais moderna sala de concertos da América Latina, completa este mês 10 anos de atividades. Ela funciona no Complexo Cultural Júlio Prestes – antiga estação de trens da Estrada de Ferro Sorocabana.

Especialmente construída para receber as melhores orquestras sinfônicas do mundo, a Sala São Paulo tornou-se realidade após o trabalho de recuperação do monumental edifício da Estação Júlio Prestes, construído no estilo Luís XVI, que é marcado pela sobriedade dos ornamentos e detalhes.

Para comemorar essa década de sucesso, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, dirigida pelo maestro Yan Pascal Tortelier, e o Coro da Osesp, sob o comando de Naomi Munakata, farão um concerto nesta quinta-feira, 9, às 21 horas. Eles serão acompanhados pela pianista Maria João Pires e pela soprano Laura Claycomb.

No programa, composições de Francis Poulenc, Gloria; Wolfgang Amadeus Mozart, Concerto nº 20 para piano em ré menor, KV 466; Heitor Villa-Lobos, Bachianas brasileiras nº 5: Cantilena; Igor Stravinsky, O pássaro de fogo.

TV Cultura 

A TV Cultura transmitirá o concerto de aniversário da Sala São Paulo. Além disso, o programa Clássicos que vai ao ar, a partir das 23h10, trará reportagens sobre a Sala São Paulo e entrevistas especiais com  autoridades.