Sala do Acessa SP para crianças é opção de lazer nas férias

Espaço ensina informática por meio sites educativos e atividades lúdicas

ter, 26/01/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Nestas férias, o Acessa SP, programa de inclusão digital do governo paulista, oferece uma opção de lazer e aprendizado às crianças que moram na capital. Localizado no Parque da Juventude, zona norte de São Paulo, o “Acessinha SP” é um ambiente de acesso gratuito e exclusivo a usuários de até onze anos de idade.

No total, são onze computadores num espaço onde o uso da internet estimula o desenvolvimento da coordenação visual e motora, a criatividade e a iniciativa. Monitores orientam os pequenos usuários, explicam a função de cada parte do computador e os cuidados necessários ao usar o equipamento.

O objetivo é que as atividades no “Acessinha SP” despertem a curiosidade das crianças para que conheçam outros universos, além daquele em que vivem. Para isso, os monitores ensinam a fazer pesquisas informatizadas e acessar sites educativos. Além disso, também são realizadas atividades como leituras lúdicas, exercícios de compreensão de palavras, oficinas e cursos adequados à faixa etária.

“O Acessinha realiza um trabalho de iniciação à informática e à tecnologia, possibilitando a inclusão digital e social de crianças que não têm computador”, diz o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo. “Com o acesso gratuito à internet, monitorado e orientado de acordo com a faixa etária, a criança consegue construir recursos para se tornar um cidadão responsável e comprometido”, completa.

O atendimento no espaço para as crianças segue a fórmula padrão do Acessa SP: cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Quando o tempo acabar, é preciso pegar uma senha e voltar ao final da fila. Desde julho de 2009, quando foi instalado, o Acessinha SP atinge marca superior a sete mil atendimentos. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Sobre Acessa São Paulo

O Acessa São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), oferece acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos.

Atualmente, o programa está presente em 477 cidades, dispõe de 540 postos, com 4,2 mil computadores e 1.020 monitores. Desde que foi lançado, em julho de 2000, já foram cadastrados 1,83 milhão de usuários em todo o Estado e mais de 43 milhões de atendimentos foram realizados.

Serviço

Sala para crianças – Acessinha SP 
Público-alvo: crianças e adolescentes até 11 anos 
Onde: Posto do Acessa SP no Parque da Juventude 
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul n° 2630 – Carandiru 
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h0 às 18h 
Forma de atendimento: Igual ao Acessa SP: cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Quando o tempo acabar, é preciso pegar uma senha e voltar ao final da fila.
Inscrição: os usuários serão cadastrados mediante apresentação de documento e assinatura dos pais e/ou responsáveis
Taxa: gratuito

Da Secretaria de Gestão Pública