Saiba quais são as instituições de ensino superior privadas com mais reclamações no Procon

Grupo Uniesp assumiu a liderança em número de registros, cerca de 140% superiores ao período de 2012

seg, 09/12/2013 - 16h16 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, divulgou um ranking com as dez instituições de ensino superior privadas que tiveram mais reclamações neste ano.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

Em 2013 (janeiro a setembro) as queixas contra universidades, centros universitários e faculdades aumentaram 19% em relação ao mesmo período de 2012. Foram 1.129 registros contra as dez instituições mais reclamadas. Além disso, na sua maioria, o índice de atendimento é baixo relativamente a outros segmentos.

Em primeiro lugar está o Grupo Uniesp, que assumiu a liderança em número de registros, foram 136% superiores ao período de 2012. As principais práticas adotadas pela instituição referem-se a: problemas relacionados à oferta de curso de ensino superior gratuito  e contratação obrigatória do FIES para liberação do acesso às aulas e provas, entre outras práticas.

Em seguida está a Anhanguera Educacional, responsável pelas instituições Uniban, Unibero e Anhanguera, sendo que o problema mais reclamado pelos alunos refere-se a procedimentos de cobrança, como: falta de emissão de boletos, processos mal sucedidos de trancamento, cancelamento ou transferência, pagamentos realizados a empresas terceirizadas e não reconhecidos pela instituição, além da inclusão irregular do nome dos alunos em cadastros como o do Serasa.

Para as demais a maioria das demandas trazidas pelos consumidores trata, de forma geral, de problemas com a geração de boletos (valores incorretos, não geração) ou não reconhecimento de pagamentos, contratos cancelados por falta de alunos para formação de turmas, entre outros. 

Do Portal do Governo do Estado