Saiba quais cuidados tomar para manter uma boa memória

Ambulatório Médico de Especialidades alerta a população sobre como prevenir e detectar problemas relacionados à memória

ter, 13/08/2013 - 16h37 | Do Portal do Governo

Você sabe como manter uma boa memória? É importante manter-se ativo, não abrir mão dos momentos de lazer, se exercitar e manter um estilo de vida saudável. Para isso, o Ambulatório Médico de Especialidades na área de Psiquiatria alerta a população sobre como prevenir e detectar indícios de problemas relacionados à memória e outras funções cognitivas, conhecida como Comprometimento Cognitivo Leve (CCL).

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A ansiedade, a depressão e até mesmo o uso contínuo de medicamentos para dormir podem gerar o problema. A maior parte das queixas relacionadas ao esquecimento vem de pacientes idosos, mas o problema também pode ocorrer na população mais jovem. Os pacientes, independentemente da idade, devem procurar o médico quando perceberem que os esquecimentos são frequentes e prejudicam o dia a dia.

De acordo com o psiquiatra coordenador do Grupo de Psicogeriatria do AME, Fabio Armentano, quando o paciente faz a reclamação da perda de memória uma investigação completa é feita. Isto inclui uma avaliação médica e pode envolver testes das funções cognitivas, além da realização de exames laboratoriais e de neuroimagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

“O CCL tem uma série de causas possíveis, desde a depressão, a ansiedade e o efeito de medicações para o sono, até problemas clínicos como o hipotireoidismo, a deficiência de vitaminas e a diabetes descompensada”, explica Fabio.

Como não existe nem um tipo de medicamento específico para o CCL o tratamento geralmente é focado nos fatores que, possivelmente, geram o esquecimento. Por isso, cada caso é avaliado individualmente e, muitas vezes, o acompanhamento é multidisciplinar, envolvendo psicologia, terapia ocupacional, psiquiatria, entre outras áreas.

Apenas uma parcela dos pacientes portadores de CCL, cerca de 10%, pode evoluir para um quadro de demência, como a doença de Alzheimer. A maioria ficará estabilizada e outros podem até melhorar.

Conheça as dicas para melhorar sua memória

– Mantenha-se ativo. É importante que, mesmo na terceira idade, as pessoas tenham responsabilidades e mantenham seus papeis dentro da comunidade ou da família.

– Não abra mão de seus momentos de lazer. Esta é uma das formas mais eficazes de cuidar da saúde mental.

– Exercite-se. Vários estudos comprovaram que atividade física contribui para melhora do desempenho relacionado ao aprendizado e à memória.

– Mantenha uma dieta balanceada e um estilo de vida saudável, diminuindo a chance de desenvolver obesidade, hipertensão arterial, diabetes e aumento do colesterol. Estas doenças podem prejudicar as funções cerebrais.

– Mantenha vínculos sociais. Os aspectos afetivos são extremamente importantes e auxiliam muito a memória.

– Exercite sua memória, o que vai muito além de preencher palavras-cruzadas. Ouça música, escreva. Ao ler um livro ou jornal, faça comentários, análises ou compartilhe informações, falando sobre o que leu. Ao assistir a um filme ou novela, por exemplo, experimente contar o enredo para outras pessoas.

– Treine sua capacidade de foco, tentando concentrar-se na tarefa que está realizando naquele momento. Muitas vezes, a queixa de memória é, na verdade, relacionada com a dificuldade de se manter concentrado e isso ocorre cada vez mais nos tempos atuais, em que temos que dar conta de diversas coisas ao mesmo tempo. Lembre-se: não é possível memorizar aquilo em que não se prestar atenção.

– Pessoas na faixa de 30 ou 40 anos com dificuldades devem tentar treinar a memória, aumentando sua concentração, realizando uma tarefa de cada vez. É muito comum o perfil do adulto jovem distraído, que necessita melhorar seu nível de atenção.

Do Portal do Governo do Estado