Saiba onde fazer o exame do Módulo 1 do Telecurso TEC

Lista de endereços está disponível na internet; prova acontece domingo, 2

sex, 30/11/2007 - 18h52 | Do Portal do Governo

Já está disponível no site www.telecursotec.org.br a relação dos locais onde será aplicado o exame do Módulo 1 do Telecurso TEC, que dará aos aprovados o certificado de Habilitação Profissional de nível médio. Ao todo, 581 inscritos vão fazer a prova no próximo domingo, 2 de dezembro, às 13h30, em 44 unidades do Centro Paula Souza.

Cada curso do Telecurso TEC tem três módulos e os alunos precisam fazer três exames, um de cada módulo. Depois de aprovado nessas provas, o candidato vai receber o seu certificado em Administração Empresarial ou Gestão de Pequenas Empresas, ou Secretariado e Assessoria.

Um dos principais objetivos do Telecurso TEC é ampliar de maneira significativa a oferta do ensino técnico e contribuir para a qualificação de jovens e adultos trabalhadores em diferentes setores econômicos. O programa oferece cursos modulares de nível técnico, utilizando um abrangente sistema de educação a distância e presencial. Eles têm foco na área de gestão: Administração Empresarial; Gestão de Pequenas Empresas e Secretariado e Assessoria.

A seleção desses cursos foi feita de acordo com a demanda por estes tipos de especialização e com a intenção de alcançar o maior número possível de jovens. Os cursos figuram também entre os mais procurados no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, referência no país em educação profissional. Números relevantes auxiliaram ainda na escolha: dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) revelam que, apenas no Estado de São Paulo, existem hoje quase 100 mil empresas de administração, sejam públicas ou de serviços, isso sem contar aquelas que aproveitam profissionais desta área em seus departamentos, qualquer que seja o seu ramo de atuação. Com isso, a procura dos estudantes pelo ensino técnico é cada vez maior. O Centro Paula Souza recebe, anualmente, mais de 350 mil inscrições, para cerca de 70 mil vagas disponíveis.

O Telecurso TEC é oferecido em duas modalidades: 

Aberta – Os estudantes podem acompanhar os programas pela Rede Globo, às 5h25, pelas emissoras educativas, como a TV Cultura, às 6h15 e às 12h45, e pelo Canal Futura, às 18 horas.

Presencial – Os estudantes assistem às aulas sob a coordenação de um orientador de aprendizagem em uma tec-sala, equipada com TV e aparelho de DVD.

A partir de 2008, estará disponível também a modalidade on-line, na qual os alunos são organizados em turmas de educação a distância, com o apoio de um tutor que conduz as atividades por meio do ambiente virtual do programa.

Atualmente existem seis tec-salas em unidades do Centro Educacional Unificado (CEU), da secretaria municipal de educação de São Paulo e na escola municipal Presidente Campos Salles, em Heliópolis. Até agora, 40 orientadores de aprendizagem já foram capacitados para atuar com a metodologia do Telecurso TEC.

Do Centro Paula Souza