Saiba o que abre e fecha em São Paulo durante o feriado

Nesta sexta-feira, 6, os horários de alguns órgãos públicos serão alterados por conta do feriado de Páscoa

qui, 05/04/2012 - 9h40 | Do Portal do Governo

Confira abaixo o funcionamento dos principais serviços neste feriadão:

Metrô

A partir de quinta-feira, 5, o Metrô dará início a um esquema especial de operação para atender à população que deixar a capital pelos terminais rodoviários Tietê, Jabaquara e Barra Funda, durante o feriado da Semana Santa. Nos horários de maior movimento, haverá reforço na oferta de trens em circulação.

Na quinta-feira, na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), que dá acesso aos terminais rodoviários Tietê e Jabaquara, serão realizadas oito viagens a mais que em um dia útil típico. Nas demais linhas, as viagens programadas não sofrerão alteração.

Durante o feriado de sexta-feira, 6, a frota de trens em circulação será igual a que circula no domingo. Já no final semana, tanto no sábado, 7, quanto no domingo, 8, o Metrô programou oferta semelhante à praticada habitualmente.

Na segunda-feira, 9, para facilitar a volta para casa, o início da operação comercial nas linhas 1-Azul, 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) e 4-Amarela (Butantã – Luz) será antecipado para às 4 horas. Na linha 5-Lilás (Capão Redondo – Largo Treze), a operação terá início no horário normal, ou seja, a partir das 4h40.

CPTM

A CPTM realizará obras de modernização e manutenção que irão alterar os intervalos das linhas em trechos específicos da operação. Os trabalhos serão desenvolvidos em períodos de menor movimentação, com o objetivo de gerar menor impacto aos usuários.

Linha 8 – Diamante (Júlio Prestes – Itapevi): das 4 horas até o fim da operação comercial da sexta-feira, 6, haverá transferência de equipamentos entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina.

No mesmo trecho, após às 18h de sábado, 7, até o fim da operação comercial, equipes de manutenção realizarão a substituição de equipamento de via. No domingo, 8, das 20 horas até o fim da operação comercial, será realizada a substituição de equipamento de vias entre as estações Sagrado Coração e Engenheiro Cardoso. As intervenções ocasionarão ampliação do intervalo médio entre os trens.

Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú): será fechada neste domingo, 8, para obras de modernização. Esse será o terceiro domingo em que essa linha ficará inoperante, visando acelerar as intervenções necessárias para a melhoria de sua infraestrutura (sinalização, energia, rede aérea e vias). Na segunda-feira, 9, a linha voltará a funcionar normalmente, das 4h à meia-noite.

Linha 10 – Turquesa (Brás –Rio Grande da Serra): na sexta-feira, 6, as composições circularão com os intervalos praticados nos domingos. Já no sábado, 7, e no domingo, 8, os trens circularão com intervalos normais de finais de semana.

Linha 11- Coral (Luz -Guaianazes): das 4 horas até o fim da operação comercial do domingo, 8, acontece a substituição de componentes do sistema de energia de alimentação dos trens ao longo do trecho, ocasionando aumento no intervalo médio entre as composições.

Linha 11- Coral (Guaianazes-Estudantes): das 7 às 20 horas do domingo, 8, serão realizados serviços de substituição de componentes da via e manutenção da faixa de domínio entre as estações Ferraz de Vasconcelos e Poá. Em razão disso, os trens circularão com maior intervalo médio.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana): a partir das 18 horas do sábado, 7, até o fim da operação comercial, os trens circularão com maior intervalo em razão da instalação e manutenção dos equipamentos do sistema de energia de alimentação dos trens na região da estação Tatuapé. Os serviços prosseguem no mesmo local das 7 às 17 horas do domingo, 8. Em razão disso, haverá ampliação do intervalo médio entre uma composição e outra.

EMTU

No feriado de Sexta-feira Santa, 6, as linhas intermunicipais de ônibus gerenciadas pela EMTU/SP na Grande São Paulo vão operar com o número de partidas equivalente ao domingo. No sábado e domingo de Páscoa, a operação será semelhante à dos fins de semana normais.

Saúde

Todo serviço de urgência e emergência fica aberto durante o feriado e somente as consultas ambulatoriais serão reagendadas.

Procon

Não haverá atendimento nos dias 6 e 7 de abril, sexta e sábado, respectivamente. Feriado de Páscoa em todos os postos de atendimento pessoal e também através do atendimento telefônico e eletrônico, fax, audiências e administrativo.

Poupatempo

Não haverá atendimento nos dias 6 e 7 de abril em todos os postos do Poupatempo e também através do Teleatendimento. Especificamente em Taubaté, o Poupatempo também não funcionará na segunda-feira, 9, em função do feriado municipal, mas todos os outros postos voltam a atender em seus horários habituais, que podem ser consultados em www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo Disque Poupatempo – 0800 772 36 33 (ligação gratuita).

Do Portal do Governo do Estado