Saiba o que abre e fecha durante o feriado de Corpus Christi

Confira os horários de funcionamento dos principais serviços em todo o Estado de São Paulo

ter, 05/06/2012 - 19h35 | Do Portal do Governo

Confira abaixo o funcionamento dos principais serviços no feriado prolongado de Corpus Christi:

METRÔ
A partir de quarta, 6, o Metrô adotará esquema especial de operação para atender aos usuários durante o feriado de Corpus Christi. Quem optar por deixar a cidade utilizando os terminais rodoviários do Tietê ou do Jabaquara, poderá contar com reforço na oferta de viagens já no período da noite, na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi).

Na quinta, 7, em razão do feriado, a oferta de viagens em todas as linhas metroviárias será semelhante à oferecida em um domingo. Já na sexta, 8 e no sábado, 9, não haverá alteração na frota em relação ao número de composições que normalmente circulam nesses dias.

Frota reforçada no domingo, 10, dia da Parada LGBT
No domingo, 10, em função da realização da Parada LGBT, a oferta de viagens será reforçada. Na Linha 1-Azul estarão disponíveis 68 viagens a mais para os usuários. Na Linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena) haverá acréscimo de 108 viagens e na Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) serão 84 viagens a mais do que em um domingo típico.

Na segunda, 11, para atender aos usuários que retornam à cidade, o início da operação será antecipado para às 4h00 nas Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Na Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), a operação terá início no horário habitual, ou seja, às 4h40.

CPTM
Neste feriado, 7, e no fim de semana, 9 e 10/06, a implantação de obras e serviços de manutenção vão alterar os horários e trechos específicos da operação. Os trabalhos serão realizados em períodos de menor movimentação, com o objetivo de reduzir o impacto aos usuários.

Linha 7-Rubi [Luz – Francisco Morato]. Amanhã,7, durante toda a operação comercial, por conta de implantação de estruturas do sistema de energia de alimentação dos trens e substituição de equipamento de via, os trens da Linha 7 circularão somente entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Francisco Morato. Para acessar a região central, os usuários deverão realizar a transferência com o Metrô. Já no domingo ,10, a partir do início da operação comercial até as 20h, as composições circularão com intervalos maiores na região da estação Jaraguá, devido à implantação de equipamentos do sistema de energia de alimentação dos trens. Ainda no domingo 10, das 8h às 18h, será realizada a remoção de matérias inservíveis, ocasionando maior intervalo na região da estação Botujuru.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes – Itapevi]. Amanhã ,7, das 8h até 20h, os trens circularão com maior intervalo médio no trecho entre as estação Barueri e Itapevi, devido à substituição de equipamento de via.
Durante a operação comercial de domingo ,10, por conta das intervenções do plano de modernização da Linha 8-Diamante, os trens não circularão entre as estações Júlio Prestes e Presidente Altino.

Como alternativa de deslocamento, a CPTM acionará o plano PAESE, com 12 ônibus gratuitos, para transportar os usuários. Os coletivos circularão entre as estações Lapa, na Linha 7-Rubi, e Ceasa, na Linha 9-Esmeralda, onde os usuários podem seguir até a estação Presidente Altino e acessar a Linha 8.

Linha 9-Esmeralda [Osasco – Grajaú]. Durante toda a operação de quinta-feira, 7, as composições circularão com intervalos maiores entre as estações Ceasa e Cidade Universitária, devido à finalização da montagem do sistema de energia de alimentação dos trens. Durante a operação de domingo, 10, as composições também vão circular com maiores intervalos entre as estações Santo Amaro e Socorro, por conta de implantações de equipamentos de sistemas de energia.

Linha 11-Coral [Guaianazes – Estudantes]. Amanhã ,7, durante toda a operação comercial, as composições circularão com maior intervalo médio entre as estações Jundiapeba e Brás Cubas, devido à manutenção do sistema de energia de alimentação dos trens. No domingo, 10, das 8h até 20h, por conta da substituição de equipamento de via, entre as estações Ferraz de Vasconcelos e Poá, o intervalo médio entre os trens será maior.

Linha 11-Coral [Luz – Guaianazes]. Nesta quinta-feira, 7, das 8h até as 20, haverá substituições de equipamentos de via, ocasionando maior intervalo médio entre as composições.

Linha 12-Safira [Brás – Calmon Viana]. Amanhã, 7, do início da operação comercial até as 20h00, por conta da substituição dos equipamentos de via os trens circularão com maior intervalo médio entre as estações Comendador Ermelino e Itaim Paulista. No domingo, 10, durante toda a operação, as composições vão circular com maior intervalo por toda a linha, devido à implantação de equipamentos de sistema de energia e manutenção do sistema de via.

EMTU
No feriado de Corpus Christi desta quinta, 07, a frota de ônibus intermunicipal metropolitana, gerenciada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) e que opera nos 39 municípios da Grande São Paulo, está programada para cumprir, em média, 50% das viagens programadas para os dias úteis, mesmo número de viagens do domingo. Na sexta, 8, a operação será a mesma dos dias úteis.

Informações adicionais sobre a programação das linhas podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Cliente – telefone 0800 724 0555 – que funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, inclusive nos feriados.

SAÚDE
Os serviços de urgência e emergência funcionam normalmente neste sábado, 9 de junho. Fecham os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e os serviços ambulatoriais.

PRÓ-SANGUE
Posto Clínicas – funcionamento normal

Posto Dante:
7/6 – fechado
8/6 – normal
9/6 – 8h – 16h

Posto Regional de Osasco:
7/6 – fechado
8/6 – normal
9/6 – fechado
13/6 – fechado

Posto Barueri:
7/6 – fechado
8/6 – fechado

Posto Mandaqui:
7/6 – fechado
8/6 – 12h- 18h
9/6 – 8h – 16h

Posto Pedreira:
7/6 – fechado
8/6 – funcionamento normal
9/6 – funcionamento normal

POUPATEMPO
Os postos Poupatempo, bem como o Disque Poupatempo, não funcionarão na quinta, 7, feriado nacional de Corpus Christi. Na sexta, 8, e no sábado, 9, os postos e o Disque Poupatempo atenderão em seus horários habituais.

PROCON
Postos de atendimento pessoal Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera
Dia 7 de junho (quinta-feira): não haverá atendimento
Dia 8 de junho (sexta-feira): atendimento normal das 7h às 19h
Dia 9 de junho (sábado): atendimento normal das 7h às 13h

Audiências, administrativo, ouvidoria, atendimento telefônico (151), atendimento eletrônico e fax (11 3824-0717):
Dia 7 de junho (quinta-feira): não haverá atendimento
Dia 8 de junho (sexta-feira): não haverá atendimento
Dia 9 de junho (sábado): não há atendimento

O funcionamento dos procons municipais fica a critério da administração municipal. O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da fundação.
Orientações: 151 (somente para a capital). Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos do Poupatempo, sujeito a agendamento no local.

SABESP
Postos e agências de atendimento

REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
Agências Comerciais:
Não haverá expediente na quinta-feira (07/06), no sábado (09/06) e no domingo (10/06). Já na sexta-feira (08/06), os postos atendem das 9h às 15h.

Postos Poupatempo:
Não haverá expediente na quinta-feira (07/06) e no domingo (10/06). Na sexta-feira (08/06), o serviço funciona das 7h às 19h, e no sábado das 7h às 13h.

LITORAL NORTE
As agências permanecerão fechadas na quinta e sexta-feira (07 e 08/06). O atendimento ao cliente voltará ao normal na próxima segunda-feira (11/06), das 10h às 16h, exceto em Caraguatatuba, onde o funcionamento começa mais cedo, às 9h.

BAIXADA SANTISTA
Na quinta-feira (07/06), as agências de atendimento ao público de Guarujá, Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém permanecerão fechadas. As agências de Bertioga e Peruíbe funcionarão normalmente. Já na sexta-feira (08/06), as agências de atendimento funcionam em horário normal, das 10h às 16h, exceto a agência do Poupatempo de Santos, cujo horário de funcionamento é das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 14h.

VALE DO PARAÍBA
Na quinta-feira (07/06), todas as agências estarão fechadas. Nos postos do Poupatempo, as agências abrirão normalmente na sexta-feira (08/06), das 10h às 20h, e no sábado (09/06), das 9h às 15h. As demais agências permanecerão fechadas durante o feriado prolongado.

VALE DO RIBEIRA
As agências de atendimento de Barra do Turvo, Cajati, Cananeia, Iguape, Iporanga, Jacupiranga, Pedro de Toledo, Sete Barras e Tapiraí abrem na quinta e na sexta-feira (07 e 08/06), em horário normal de expediente. Nas demais cidades da região, as agências de atendimento ficam fechadas no feriado, reabrindo na segunda-feira (11/06).

CAPIVARI/ JUNDIAÍ
Na quinta-feira (07/06), todas as agências da região permanecerão fechadas. Nos postos de atendimento em Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva e Várzea Paulista, o expediente será normal na sexta-feira (08/06), das 9h às 16h. Em Hortolândia, Monte Mor e Paulínia, o expediente na sexta-feira (08/06) será das 8h às 17h. Já em Mombuca, o horário de funcionamento será das 11h às 16h e em Elias Fausto, das 9h às 15h. Nas cidades de Jarinu e Morungaba, os postos não atenderão na sexta-feira (08/06).

Atendimento telefônico e pela internet
Central de Atendimento 195 – Região Metropolitana de São Paulo:
Funciona 24 horas, atendendo aos casos emergenciais na Grande São Paulo. Ligação gratuita.

Central de Atendimento 0800 055 0195 – Interior e Litoral: Atende 24 horas as emergências nos municípios operados pela Sabesp fora da Região Metropolitana de São Paulo. Ligação gratuita.

Disque Sabesp/Região Metropolitana – 08000 11 99 11: Não haverá expediente na quinta-feira (07/06) e no domingo (10/06). Na sexta-feira (08/06), o serviço funciona das 8h às 21h, e no sábado (09/06) das 8h às 17h.

Disque Poupatempo – 0800 772 36 33: Na quinta-feira (07/06) e no domingo (10/06), o serviço não funcionará. Já na sexta-feira (08/06), o expediente será das 7h às 20h, e no sábado (09/06) das 6h30 às 15h.

Sabesp Soluções Ambientais – 0800 771 24 82: O serviço não atenderá na quinta-feira (07/06), no sábado (09/06) e no domingo (10/06). Na sexta-feira (08/06), o expediente será das 8h às 18h.

Atendimento Online: Não haverá expediente na quinta-feira (07/06) e no domingo (10/06). Na sexta-feira (08/06), o atendimento funciona das 8h às 21h, e no sábado (09/06) das 8h às 17h.

Ouvidoria Sabesp – 0800 055 05 65: Não haverá atendimento na quinta-feira (07/06). Na sexta-feira (08/06), o serviço atende normalmente das 8h às 18h. Aos finais de semana, a ouvidoria não funciona.

Do Portal do Governo do Estado