Saiba o que abre e fecha durante o feriado de 9 de julho

Confira os horários de funcionamento dos principais serviços em todo o Estado de São Paulo

sex, 06/07/2012 - 15h55 | Do Portal do Governo

Confira abaixo o funcionamento dos principais serviços no feriado prolongado da Revolução Constitucionalista de 1932.

METRÔ
A partir desta sexta-feira, 6, o Metrô adotará esquema especial de operação para atender aos usuários durante o feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, comemorado no dia 9 de julho. Quem optar por deixar a cidade utilizando os terminais rodoviários do Tietê ou do Jabaquara poderá contar com reforço na oferta de viagens, já no período da noite, na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi).

No sábado, 7, e no domingo, 8, a oferta de viagens em todas as linhas metroviárias será semelhante à oferecida nos finais de semana. Já na segunda-feira, 9, em razão do feriado, a frota de trens em operação será similar a que opera num domingo.

Terça-feira, 10, terá operação antecipada
Para atender aos usuários que retornam à cidade, o início da operação será antecipado para as 4h00 nas linhas 1-Azul, 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda). Na Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), a operação terá início no horário habitual; ou seja, às 4h40.

CPTM
Neste fim de semana prolongado, entre sábado e segunda-feira, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aproveitará a redução do movimento de usuários em seu sistema para intensificar as obras de modernização que vem realizando nas seis linhas. As linhas 11-Coral e 12-Safira terão intervenções maiores, conforme detalhamento abaixo:

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes): das 4h de domingo (8) até o final da operação comercial de segunda-feira (9), os trens do Expresso Leste circularão entre as estações Tatuapé e Guaianazes. Para chegar ao Brás, os usuários poderão fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha, do Metrô, gratuitamente, por meio da operação Paese.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana): no sábado (7), a partir das 18h, os trens vão circular entre as estações Tatuapé e Calmon Viana. A opção para chegar à estação Brás será a transferência para a Linha 11-Coral. A partir das 4h de domingo (8) até o fim da operação comercial de segunda-feira (9), a Linha 12 também vai operar entre Tatuapé e Calmon Viana, mas como o Expresso Leste vai circular somente até o Tatuapé, será adotado Paese com o Metrô, com integração gratuita na estação Tatuapé.

Obras de Modernização: desde o dia 24/6, a CPTM está promovendo uma intervenção de grande porte na via férrea, na região da estação Brás, o que vem alterando a circulação dos trens que atendem a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana). As obras compreendem a implantação de novos aparelhos de mudança de via, conhecidos como AMV, substituição de trilhos, dormentes e brita, serviços de terraplanagem, além da fixação de novas estruturas para a rede aérea. Esses serviços são necessários para o sistema adquirir mais agilidade.

Informação aos Usuários
Para orientar o usuário sobre essas mudanças temporárias, a CPTM vem divulgando as intervenções por meio de AP (avisos sonoros) emitidos nos trens e cartazes fixados nas estações, além das redes sociais da Companhia. Empregados também estão posicionados para auxiliarem o público.

Confira as intervenções nas demais linhas:
Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato): das 18h de sábado (7) até o fim da operação comercial do domingo (8), as composições circularão com intervalo maior, por conta de obras na passagem em nível da estação Água Branca.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi): domingo (8) e segunda-feira (9), durante a operação comercial, o trecho entre as estações Júlio Prestes e Presidente Altino estará fechado. Para atender aos usuários, a CPTM acionará o Paese com ônibus gratuitos entre as estações Lapa e Ceasa.

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú): das 4h de sábado (7) até o fim da operação comercial de segunda-feira (9), a Linha 9 vai operar entre as estações Grajaú e Presidente Altino, por conta do fechamento parcial da Linha 8-Diamante, que não atenderá a estação Osasco. Paralelo a isso, os trens da Linha 9 vão circular por via única entre as estações Granja Julieta e Jurubatuba, para implantação de equipamentos de sistemas de energia.

Desafio
a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios 
as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas nas seis linhas permitirão que os 105 novos trens que já estão sendo incorporados à frota tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

EMTU
No feriado da próxima segunda-feira, 09, que marca a Revolução Constitucionalista de 1932, as linhas de ônibus gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, na Grande São Paulo, inclusive no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara), terão programação de partidas equivalente aos domingos.

Informações adicionais sobre a programação das linhas podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Cliente – telefone 0800 724 0555 – que funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, inclusive nos feriados.

SAÚDE
Os serviços de urgência e emergência funcionam normalmente. Fecham os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e os serviços ambulatoriais.

PRÓ-SANGUE
Neste feriado, a Pró-Sangue funcionará normalmente. Contudo, nem todos os postos estarão abertos, sendo que algumas unidades operarão em horários diferenciados. Sendo assim, o doador deve estar atento ao horário de funcionamento da Fundação. Abaixo, confira grade de atendimento dos postos.

O Posto Clínicas fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo – Garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar. Endereços dos demais postos estão no site. Mais informações no Alô Pró-Sangue: 0800 55 0300.

07 de julho (sábado)
Posto Clínicas: das 8 às 18 horas
Posto Barueri: fechado
Posto Dante Pazzanese: das 8 às 16 horas
Posto Mandaqui: fechado
Posto Osasco: das 8 às 16 horas
Posto Pedreira: das 7 às 12:30 horas

08 de julho (domingo)
Posto Clínicas: das 8 às 18 horas
Posto Barueri: fechado
Posto Dante Pazzanese: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Osasco: fechado
Posto Pedreira: fechado

09 de julho (segunda-feira)
Posto Clínicas: das 8 às 18 horas
Posto Barueri: fechado
Posto Dante Pazzanese: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Osasco: fechado
Posto Pedreira: fechado

POUPATEMPO
Os Postos Poupatempo que atendem na Capital, Grande São Paulo e Interior, bem como o Disque Poupatempo, não funcionarão no dia 09 de julho, segunda-feira, feriado estadual em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932.
Na terça-feira, 10 de julho, os Postos e o serviço de teleatendimento voltam a atender em seus horários habituais. Os endereços de todo os postos e horários de funcionamento podem ser consultados no site do Poupatempo.

PROCON
O Procon-SP informa que não haverá funcionamento de seus postos de atendimento e de sua sede administrativa no feriado do dia 9 de julho (segunda-feira).
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da fundação:
Orientações: 151 (Só para a capital)
Pessoalmente: de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local.
Sé – Praça do Carmo, S/N, Centro. Telefone: 0800-772-3633.
Santo Amaro – Rua Amador Bueno, 176/258 – São Paulo – SP (próximo ao Largo Treze de Maio). Telefone: 0800-772-3633.
Itaquera – Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô). Telefone: 0800-772-3633.
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Imigrantes e Feitiço da Vila , de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h.
Por fax: (11) 3824-0717.
Por cartas: Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

SABESP
Atendimento telefônico e pela internet
Central de Atendimento 195 – Região Metropolitana de São Paulo: funciona 24 horas, atendendo aos casos emergenciais na Grande São Paulo. Ligação gratuita.
Central de Atendimento 0800 055 0195 – Interior e Litoral: atende 24 horas às emergências nos municípios operados pela Sabesp fora da Região Metropolitana de São Paulo. Ligação gratuita.
Disque Sabesp/Região Metropolitana – 08000 11 99 11: o serviço atenderá no sábado das 8h às 17h. No domingo (08/07) e na segunda-feira (09/07) não haverá expediente.
Disque Poupatempo – 0800 772 36 33: no sábado (07/07), o atendimento funcionará normalmente das 6h30 às 15h. No domingo (08/07) e na segunda (09/07), não haverá atendimento.
Sabesp Soluções Ambientais – 0800 771 24 82: não haverá expediente de sábado (07/07) à segunda-feira (09/07).
Atendimento Online: no sábado (07/07), o atendimento funcionará das 8h às 17h. No domingo (08/07) e na segunda-feira (09/07), não haverá expediente.
Ouvidoria Sabesp – 0800 055 05 65: o serviço não funcionará na segunda-feira (09/07), retomando as atividades normais na terça-feira, das 8h às 18h.
Postos e agências de atendimento

REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
Agências Comerciais: não haverá expediente no sábado (07/07), domingo (08/07) e na segunda-feira (09/07).
Postos Poupatempo: no sábado (07/07), o serviço funcionará normalmente das 7h às 13h. Já no domingo (08/07) e na segunda-feira (09/07), os postos permanecerão fechados.
LITORAL NORTE
As agências de atendimento das cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela não funcionarão na segunda-feira (09/07). O serviço voltará ao normal na terça-feira (10/07), das 10h às 16h, exceto em Caraguatatuba, onde o funcionamento começa mais cedo, às 9h.
BAIXADA SANTISTA
Na segunda-feira (09/07), todas as agências de atendimento estarão fechadas. Já na terça-feira (10/07), o atendimento funciona normalmente das 10h às 16h, exceto na agência localizada dentro do Poupatempo de Santos, cujo expediente é das 9h às 18h nos dias de semana e, aos sábados, das 9h às 14h.
VALE DO PARAÍBA
Todas as agências permanecerão fechadas na segunda-feira (09/07), inclusive as do Poupatempo. Na terça-feira (10/07), o atendimento será realizado normalmente.
VALE DO RIBEIRA
As agências de atendimento em todas as cidades do Vale do Ribeira não funcionarão na segunda-feira (09/07), reabrindo na terça-feira (10/07) em horário normal de funcionamento.
CAPIVARI/ JUNDIAÍ
As agências de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Elias Fausto, Hortolândia, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Mombuca, Monte Mor, Morungaba, Paulínia e Várzea Paulista não abrem no feriado de 9 de Julho.

Do Portal do Governo do Estado