Saiba mais sobre as peças e as oficinas do I Festival Ibero-Americano

Evento acontece no Memorial da América Latina, capital, entre os dias 1º e 9 de março

seg, 18/02/2008 - 14h33 | Do Portal do Governo
  • ArgentinaGrupo DIXZ
    Espetáculo: Una Tragedia Argentina
    Sinopse: comédia negra sobre segredos de uma família. Os membros dessa família vivem, diariamente, em meio à hipocrisia e à dissimulação. Uma pergunta de um dos personagens desencadeia inúmeras confissões, gerando feridas nos corpos e nas almas de cada um.
  • BolíviaCia. Teatro La Cueva
    Espetáculo: Alasestatuas
    Sinopse: Alguns eventos que ocorrem no Cosmo acontecem na terra. Aniceto e Mario se encontram para conversar sobre o ocorrido. Aniceto com idéias e Mario com o esforço tentam desvendar os mistérios.
  • Cuba Mujeres Inolvidables
    Espetáculo: La Lupe¿puro teatro?
    Sinopse: A peça conta um trecho da história de La Lupe, uma cantora extremamente popular. Mostra-se o local onde a artista começou sua carreira e obteve sua consagração. A obra é a entrega de um tradutor que aposta na presença inefável de uma artista.
  • EspanhaCia. Perez de La Fuente
    Espetáculo: ¿Dónde Estás Ulalume, Dónde Estás?
    Sinopse: Fantástica reconstrução dos últimos dias de Edgar Allan Poe. O poeta se lança na noite da cidade de Baltimore e perde a consciência cercado por fantasmas e horrores do delirium tremens. Afogado em álcool e em meio à crise de melancolia, carrega a perda definitiva de sua querida Virgínia, a mulher-menina, transformada em Ulalume no belo e espantoso poema de Poe. Um texto imprescindível do grande dramaturgo, Afonso Sastre.
  • Portugal – Cidade do Porto
    Cia. Teatro Art’ Imagem
    Espetáculo: Babine, o Parvo
    Sinopse: Lá vai Babine, de terra em terra, percorrendo os vastos caminhos da Rússia. E como todos sabem, são muitos países juntos. À procura de outros lugares e pessoas nas mais inesperadas situações. Babine pretende fazer novas amizades, mas nunca encontra as palavras certas para que os desconhecidos aceitem de bom grado a sua presença. Diz coisas inconvenientes às situações que encontra. Sua mãe, mulher e irmã dão-lhe conselhos, só que tarde demais. No final, Babine acaba por entender, à sua custa, que deve pensar pela sua própria cabeça.
  • UruguaiCia. Teatro de Acá
    Espetáculo: Pentágono
    Sinopse: A peça mostra conflitos não só nossos, mas de origem universal: a situação dos idosos rejeitados pelos mais jovens, a ambição e o poder, o confronto entre pais e filhos etc. E em especial, o impulso vital necessário para enfrentarmos todas as fases da vida com as novas motivações e projetos.
  • VenezuelaCia. Fabrica Teatro
    Espetáculo: Itinerário – O Povo da Água
    Sinopse: Quatro aventureiros contam, através de suas epopéias secretas, como perderam suas casas e transformaram-se em viajantes errantes. Itinerário – O Povo da Água é um percurso sensorial-teatral, acompanhado de uma instalação de imagens e música. A criação teatral, conduzida por Mayleh Sanchez, propõe abordar dois eixos principais: a compreensão de alguns elementos do fenômeno da colonização na América Latina e a exploração da cosmogonia indígena através de algumas tradições e textos da etnia Warao.
  • Brasil – São PauloCia. Os Fofos Encenam
    Espetáculo: Ferro em Brasa
    Sinopse: Uma jovem aldeã descobre que seu futuro marido está apaixonado por sua mãe. Ao descobrir o caso, seu pai assassina brutalmente os dois amantes, deixando-a órfã e sem marido. Apesar da roupagem cômica, a contundência do drama familiar presente no texto original foi preservada por Moreno que, em parceria com o diretor Fernando Neves, optou por dar visibilidade à questão da violência contra a mulher. “Em torno desse ato que segue impune, o autor constrói toda a história. Os medos, aflições e opressões inerentes à personagem feminina que ousa romper convenções se fundem formando o eixo central da narrativa”, explica o dramaturgo.
  • Brasil – São PauloCia. de Teatro-Rock
    Espetáculo: A Sessão da Tarde ou Você Não Soube Me Amar
    Sinopse: Comédia musical que mostra a trajetória de uma banda. Os acontecimentos são narrados pela irmã de um dos integrantes, que lembra momentos dessa trupe. A trama do musical é conduzida pelas melodias que invadiram as rádios dos anos 80 com artistas e grupos que se tornaram conhecidos a partir daquela década. A peça recebeu o Prêmio FEMSA/Coca-Cola de 2006, na categoria especial pelo conjunto de canto, interpretação e coreografia do elenco.
  • Brasil – São PauloGrupo Tapa
    Espetáculo: A Mandrágora
    Sinopse: Um jovem e rico italiano faz-se passar por médico para conquistar o amor de uma mulher casada que sofre por não conseguir engravidar. Com o consentimento do marido, do padre e da mãe da moça, o falso doutor receita um suspeito tratamento à base de uma raiz conhecida por suas propriedades afrodisíacas: A Mandrágora.
  • Itália – RagusaParticipação Especial
    Cinema Nuovo Italiano
    Espetáculo: Costanza e Federico
    Sinopse: Da idade medieval à idade moderna a montagem fala da historia de uma protagonista: Costanza D´Altavilla. A obra é composta de uma série de eventos que visam proporcionar uma visão sobre a cultura e a história dos normandos na Sicília no século XII e XIII. Eles engrandeceram o sul de Itália e lançaram as bases da economia, da religião e do pensamento ocidental moderno.

 

Oficinas

• Oficina 1
Dias 6 e 7 de março – quinta e sexta – das 14 horas às 17h30
Tema: Estudos da Linguagem no Espetáculo “Melhor Não Incomodá-La”
Coordenação: Luísa Helene
No processo de criação do espetáculo Melhor não Incomodá-la, a MiniCia Teatro investe no treinamento continuado, visando a criação de um universo técnico-poético comum ao coletivo de atores envolvidos no trabalho e, ao mesmo tempo, potencializador da linguagem desenvolvida pela encenação e dramaturgia. Os participantes da oficina poderão compartilhar com o grupo da experimentação prática de alguns aspectos da linguagem que nortearam a pesquisa. Entre eles, os conceitos de movimento, ação e convenção, assim como os elementos que compõem o movimento: espacialidade, respiração, peso, energia, e ritmo.

• Oficina 2 (complemento)
Dia 7 de março – sexta – às 18 horas
Encenação do espetáculo Melhor Não Incomodá-La
Coordenação: Giuliano Tierno
A oficina visa estabelecer a relação entre os conceitos da encenação, da dramaturgia e do espaço cênico e o resultado material da articulação de todas as frentes de trabalho na construção do espetáculo.

SERVIÇO

I Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Portão 12
Barra Funda/SP – Tel: (11) 3823-4600
Entrada Franca
(1 hora antes de cada atividade será distribuído um número limitado de senhas p/ acesso gratuito)
 

Do Memorial da América Latina
(I.P.)