Saiba mais sobre as fazendas que integram o roteiro histórico

Conheça em detalhes duas das 13 fazendas históricas e uma breve descrição das demais, divididas por região.

qua, 12/12/2007 - 9h41 | Do Portal do Governo

• Cenário de Santa Gertrudes foi parar nas telas da TV

A casa-sede, as casas dos colonos, o terreiro de café, as palmeiras imperiais e a tulha (todos conservados tal como nos tempos do café) podem ser vistos na Fazenda Santa Gertrudes, na cidade de mesmo nome. São quase 22 mil metros quadrados de construção, com sede em estilo arquitetônico francês. A fazenda serviu de cenário para as novelas Esperança, da Rede Globo, e Escrava Isaura, da TV Record. Fundada em 1854, está aberta à visitação para turismo histórico, pedagógico e cultural.

Recebe grupos de 25 pessoas com agendamento. O passeio inclui lanche (R$ 17, por pessoa) e guia turístico. Ainda não tem estrutura para hospedar turistas. Embora a casa grande precise de reformas, é possível ter idéia de como era o cotidiano de uma família da aristocracia rural paulista do século 19 ao caminhar por seus cômodos e corredores com pé-direito de quase três metros. Luis Felipe de Medeiros Botelho, um dos herdeiros, disse que a visitação não exige muito: “É só abrir a porteira. Mas para hospedar, oferecer refeições ou artesanato seria preciso investimento de porte”.

Há 10 anos, quando passou a receber turistas e a sediar eventos, a fazenda estava bastante degradada. O trabalho de recuperação da tulha está concluído, mas as outras instalações ainda precisam de reparos.

Passado cafeeiro – Destinada à lavoura de cana, só em 1857 começou a plantação de café. Em 1893, tinha 600 mil pés e produzia 30 mil arrobas (450 mil quilos). As 85 casas de colonos formavam um núcleo habitacional, com cinema, capela, marcenaria e serraria. Parte desse passado ficou na memória da ex-colona Angélica Denardi Bortolan, que viveu na fazenda até quase sete anos. Com 74 anos, diz lembrar com clareza da casa onde viveu (a maior colônia da época), da capela, dos animais, do cinema e do trabalho com algodão e café. “Tenho saudades de tudo e senti falta da casa onde vivíamos que não existe mais”.

Filha de italianos, Angélica é a caçula de 12 irmãos. O retorno às suas origens deve-se ao fato de sua filha Eliana Regina Bortolan, professora da Escola Municipal de Educação Infantil Waldemar Lucato (de Limeira), levar os alunos para conhecer a fazenda para fazer um passeio na história rural paulista e convidar a mãe para acompanhá-los. Angélica ainda guarda na lembrança as viagens que o pai fazia no trole. “Era uma carruagem brilhante, de inox, puxada por quatro cavalos, que levava o meu pai à cidade para cuidar da saúde. Era muito bonita e eu gostava de ficar observando”.

Luis Felipe disse que ainda há na fazenda quatro troles, mas precisam de reformas. “Quando passeávamos pela cidade, as pessoas saiam nas ruas para nos ver. Era um espetáculo”. Sara Belli, a guia que acompanha a escola, diz que conta a história da fundação da sede inserida na história do Brasil, enquanto apresenta os principais pontos da fazenda. Explica a produção de café, da chegada dos vagonetes (trenzinhos movidos por eletricidade) carregados até a saída dos grãos (depois de serem descascados, separados, ventilados e classificados).

• Capoava guarda mais de 250 anos de história

Situada num vale de mata atlântica envolto em rochas imponentes de granito (os matacões) comuns na região de Itu, a fazenda em estilo bandeirante erguida com taipa de pilão (barro prensado) em 1750 foi restaurada e adaptada para hospedar turistas. Mas a rusticidade do lugar e o clima de fazenda se foram. Em seu solo floresceram lavouras de cana e café. A senzala e as casas de colonos foram transformadas em acomodação para turistas. São 25 chalés, alguns localizados à beira do lago.  A fazenda está inclusa no grupo da Associação de Hotéis Roteiro do Charme  (www.roteirosdecharme.com.br).

Há 12 anos oferece hospedagem e comida típica brasileira, equipe recreativa, trilhas pela vegetação nativa (50 alqueires), cavalgadas, piscina, saunas, quadra de tênis, museu, turismo ecológico, histórico e cultural e espaço para eventos. Logo na entrada, há uma figueira secular com raízes imensas e sombra frondosa. Ao fundo, a mata nativa que rebrotou por regeneração natural, após o término das plantações, e um lago com cachoeira. “É uma mata secundária, com poucas espécies exóticas, que abriga umas 90 espécies de animais”, informa a proprietária, Maria Beatriz de Almeida Prado, que administra o lugar com o marido Raul Almeida Prado, entendido em cavalos de raça manga-larga. 

Placas e divulgação – Outra fã de cavalos, a veterana jogadora de vôlei Maria Fernanda Mascigrande faz aula de equitação e deixa sua égua aos cuidados da fazenda. Diz que monta nos finais de semana para aliviar a adrenalina do jogo (atua no Clube Paulistano) e leva a filha Sofia que “adora” ficar na piscina climatizada. No espaço cultural, há biblioteca eclética, exposição de diversos objetos de uso rural (ferro de passar roupa, máquina de costura, pilão de moer milho), máquina de beneficiamento de café, figuras de barro da época bandeirante, selas de montaria antigas e uma bruaca (sacola de viajante).

Maria Beatriz diz que a principal dificuldade em abrir a fazenda aos visitantes é decidir o que compartilhar e depois oferecer serviço adequado aos turistas. Um dos cuidados é não “descaracterizar” o ambiente, nem a construção, e cuidar da manutenção. “É um patrimônio vulnerável, que não comporta turismo de massa”. Outra dificuldade é encontrar pessoas capacitadas para lidar com os turistas, já que o turismo emprega muito mais pessoas que o trabalho rural, acrescenta. “Muitos não sabem nem colocar preço em seu produto. Precisamos de cursos de capacitação para receber melhor os turistas e comercializar nossos produtos. Essas são algumas reivindicações dos associados feitas ao governo paulista, além da colocação de placas nas rodovias e investimentos na divulgação do roteiro”. 

 

 • As 13 fazendas divididas por região

REGIÃO DE CAMPINAS

Fazenda Santa Maria – Localizada em Joaquim Egídio, oferece hospedagem e refeições no restaurante da capela, espaço para eventos corporativos e casamentos e atividades pedagógicas, históricas e culturais. Fundada em 1830, abre seu pomar centenário, de setembro a novembro, época das jabuticabas.

Telefones: (19) 3298-6423 / (19) 9115-9759

Site www.fsantamaria.com.br – E-mail contato@fsantamaria.com.br

Fazenda Vila Rica – Fundada em 1860, a antiga fazenda de café, em Itatiba, tem capacidade para 600 pessoas. Dispõe de 10 suítes com móveis centenários e objetos de arte. Oferece refeições, trilhas, passeio a cavalo, sala de ginástica, jardins, massagem, piscina, caminhadas, parque infantil e espaço para eventos corporativos, casamentos e locação para produção de vídeos e fotografias.

Telefone: (11) 7636-7794

Site www.fazendavilarica.com.br – E-mail fazendavilarica@uol.com.br

 

REGIÃO DE ITU

Fazenda Capoava – Construída em 1750, em Itu, faz parte da Associação de Hotéis Roteiros de Charme (www.roteirosdecharme.com.br). A senzala e as casas de colonos foram transformadas em 25 chalés. Oferece hospedagem e refeições, trilhas, cavalgadas, piscina, quadra de tênis, turismo ecológico, histórico e cultural e espaço para eventos.

Telefone: (11) 4023-0903 ou vip-fone (11) 2118-4100

Site www.fazendacapoava.com.br – E-mail tiz@fazendacapoava.com.br

Fazenda Rosário/Casa dos Bandeirantes – O casarão de 1756 é aberto à visitação com agendamento. Oferece noites de seresta, cavalgadas, turismo pedagógico e espaço para eventos.  

Telefone: (11) 4023 0624

E-mail pacheconet@uol.com.br 

 

REGIÃO DE JAÚ

Fazenda Mandaguahy – Fundada em 1858, oferece hospedagem e refeições, museu, alambique, banho de rio, bóia-cross, trilhas, piscina, passeio a cavalo e turismo pedagógico. Há duas casas para hóspedes.

Telefones: (14) 3622-2707 / (14) 9631-1156

Site www.fazendamandaguahy.com.br – E-mail contato@fazendamandaguahy.com.br

REGIÃO DE LIMEIRA

Quilombo – Refeições, passeios a cavalo, trilhas por cafezal, laranjal, mata nativa e espaço para eventos corporativos são oferecidos na fazenda construída em 1892. Os bisnetos dos fundadores mantêm a lavoura cafeeira. De maio a setembro, o visitante acompanha o processo de produção do café.

Telefones: (19) 3451-4005 / (19) 8175-6714

E-mail franciscorar@yahoo.com.br

Fazenda Santa Gertrudes – Construída em 1854, recebe visitantes com agendamento prévio. É preciso formar grupo de 25 pessoas. O passeio de três horas inclui lanche. Oferece locação para filmes e fotos, capela e espaço para eventos corporativos e casamentos. Serviu de cenário para as novelas Esperança, da TV Globo, e Escrava Isaura, da Record.

Telefone: (19) 3545-1317

Site www.fazendasantagertrudes.com.br– E-mail fsg@fazendasantagertrudes.com.br

REGIÃO DE MOCOCA

Fazenda Aurora – Desbravada em 1869, há oito gerações está nas mãos da família Penteado. Localizada em Santa Cruz das Palmeiras, oferece hospedagem, trilhas na mata, passeios a cavalo, piscina, campo de futebol, museu e sala de ginástica. No local há a mais antiga criação da raça de gado caracu do Brasil e plantações de cana, laranja, soja, sorgo e milho.

Telefone: (19) 3672-1277

Site www.fazendaurora.com.br – E-mail aurora@gadocaracu.com.br

 Fazenda Nova – Na família há sete gerações, dispõe de hospedagem e refeições, trilhas, cavalgadas na lua cheia, aulas de equitação, acampamento e espaço para eventos corporativos. Oferece comida caseira, piscina e passeios por matas nativas, nascentes e córregos.

Telefones: (19) 3656-0109 / (19) 3656-3634

Site: www.fazendanova.com – E-mail faznova@dglnet.com.br

Fazenda Santa Cecília – Situada em Cajuru, a fazenda do final do século 19 recebe hóspedes e oferece passeio a cavalo e de trenzinho, capela, turismo pedagógico e espaço para eventos corporativos e casamentos. Há máquina de beneficiamento funcionando e 12 mil pés de café. Já teve um milhão de pés.

Telefones: (16) 3031-4167 / (16) 3659-8656

Site www.fazendasantacecilia.com.br – E-mail renatooliva@ig.com.br

REGIÃO DE SÃO CARLOS

Bela Vista – A sede construída na segunda metade do século 19 fica em Dourado. Oferece hospedagem e refeições, cachoeiras, cavalgadas, turismo de aventura e espaço para eventos. Há 13 chalés e apartamentos.

Telefone: (16) 3345-1108

Site www.fazendabelavista.com.br – E-mail fazenda.belavista@uol.com.br

Fazenda Santa Maria do Monjolinho – Construída em 1887, em São Carlos. Oferece refeições, passeios a cavalo e charrete, museu, turismo pedagógico, ecológico, de lazer e de negócios e espaço para eventos corporativos e casamentos.

Telefones: (16) 3366-7141 / (16) 3366-7141

Site fazendasantamaria@terra.com.br – E-mail verazmalta@terra.com.br

Fazenda Pinhal – Patrimônio histórico nacional, a fazenda do início do século 19 foi uma das mais importantes fazendas dos ciclos da cana e do café.

Telefones: (11) 3064-3663 / (16) 3375-7142 / (16) 3372 5683

Sites: www.fazendapinhal.com.brwww.casadopinhal.org.br

E-mails fazendapinhal@fazendapinhal.com.br e reservas@fazendapinhal.com.br

 

(I.P.)