É fato, utilizar o capacete pode salvar a vida de condutores e passageiros de motocicletas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos. Mas para isso, é fundamental se atentar a algumas dicas de segurança. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), preparou uma lista com orientações para auxiliar os condutores. Acompanhe:
– Cheque se o capacete está devidamente fixado à cabeça, preso ao queixo por meio da cinta e com a viseira abaixada;
– Fique atento ao estado e conservação do equipamento. Troque-o, caso ele sofra algum impacto forte, seja em acidentes ou por queda em qualquer situação;
– Na hora da compra, atente-se a espessura da espuma do forro interno. A diminuição da altura da espuma deixará o capacete folgado, comprometendo a fixação na cabeça e a proteção da área auditiva do motociclista;
– A viseira também deve estar em perfeitas condições, sem rachaduras ou arranhões que atrapalhem a visão do condutor. Se o capacete estiver em bom estado, é possível trocar apenas esse item;
– Manter o capacete limpo também pode contribuir para a conservação do equipamento;
– A viseira abaixada pode evitar a entrada de insetos ou pequenos objetos, como pedras e faíscas, que podem provocar acidentes;
– Na ausência da viseira, é obrigatório o uso de óculos de proteção específico para moto, que não pode ser substituído por óculos de sol, óculos com lentes corretivas ou de segurança do trabalho;
– O capacete deve ter a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), faixas refletivas de segurança nas partes laterais e traseira, além de apresentar bom estado de conservação, sem danos que comprometam a proteção.
Tipos de capacete e viseira
– Existem quatro modelos de capacetes de motocicletas regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran): o integral (fechado), o misto (com queixeira removível), o modular (de frente móvel) e o aberto (sem a proteção para o queixo);
– Os capacetes popularmente conhecidos como “coquinho” – similares aos utilizados para a prática de ciclismo e skate – não são permitidos, pois não oferecem proteção completa à cabeça, rosto e olhos;
– Nos capacetes modulares, além da viseira, a queixeira deverá estar totalmente abaixada e travada durante todo o deslocamento do condutor;
– As viseiras permitidas são aquelas nos padrões cristal, fumê light, fumê e metalizado. No período noturno, deve-se usar apenas a viseira cristal. Os demais modelos deverão ser utilizados somente durante o dia.
Do Portal do Governo do Estado