Saiba como são produzidos os soros no Instituto Butantan

Instituto também oferece seus soros e a sua planta para produção de antivenenos para outros países

ter, 24/09/2013 - 21h30 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, vinculado à Secretaria da Saúde, desenvolve estudos e pesquisas na área de Biologia, Biomedicina, Farmacologia e Biotecnologia.

Em sua sede estão instaladas modernas fábricas de produção, contando também com a Fazenda São Joaquim, no município de Araçariguama, local onde se encontram os 850 cavalos responsáveis pela produção de anticorpos integrantes dos soros curativos. 

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Fundado em fevereiro de 1901, a prioridade inicial do Instituto era produzir soros antivenenos com especificidade para serpentes da América do Sul. Desde então a Divisão de Produção concentra esforços para melhorar o processo de fabricação, principalmente dos esquemas de imunização de eqüídeos com a introdução de bolsas plásticas duplas para sangria dos animais.

Estas bolsas permitem a separação do plasma de forma que as células do sangue podem retornar ao animal melhorando o seu bem estar e consequentemente uma melhor produtividade.

“Você pega pequenas doses de veneno e injeta um pouquinho do veneno da cobra no cavalo, que produz anticorpos e detecta aquela proteína estranha, aquele antígeno que é o veneno e gera os anticorpos. Depois faz a sangria, tira um pouco do sangue e faz o fracionamento e usa ciência para reduzir o soro,” explicou o governador Geraldo Alckmin. 

LEIA TAMBÉM
Conheça o trabalho inovador do Instituto Butantan nas áreas de ciência e saúde
Saiba como encaminhar animais peçonhentos ao Instituto Butantan
Hospital Vital Brazil atende pessoas picadas por animais peçonhentos

Além da produção de soros antitóxicos e antivenenos o Instituto produz soro antilonomia (uma lagarta que produz um veneno fatal) e soro anti-botulínico. E é responsável pelo desenvolvimento de 51 % das vacinas e 56% dos soros para uso profilático e curativo do Brasil.

“Se você não sabe qual foi a cobra que te picou, tem um soro antiofídico que vale para todas. Mas se você consegue saber qual a cobra que te picou você tem o soro especifico que é muito mais eficaz,” finalizou o governador.

O Instituto Butantan também oferece seus soros e a sua planta para produção de antivenenos para outros países.

Soros produzidos pelo Butantan

Anti-botrópico
Anti-crotálico
Anti-lonômico
Anti-diftérico
Anti-botrópico-crotálico
Anti-elapídico
Anti-botrópico-laquético
Anti-escorpiônico
Anti-aracnídico  
Anti-tetânico
Anti-botulínico A,B e E
Anti-rábico
Imunoglobulina Anti-timocitária

Do Portal do Governo do Estado