Saiba como reaproveitar águas do banho e da máquina de lavar

Neste Dia Mundial da Água, IPT lança manual para reutilização de águas cinza

ter, 22/03/2016 - 17h05 | Do Portal do Governo

Quando se fala em uso racional da água, cada gota conta. Diminuir o tempo no banho, deixar juntar o máximo de roupas para ligar a máquina de lavar e manter a torneira fechada enquanto ensaboa a louça são hábitos que ajudam a economizar.

Neste Dia Mundial da Água, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) reforça a importância de ações sustentáveis e do uso consciente do recurso com o lançamento de um manual para reutilização de águas cinza, que são aquelas usadas no banho e na lavagem de roupas.

Em função dos produtos adicionados à água durante o uso, é preciso atenção quando se fala em reutilização. “O manual apresenta os cuidados recomendados ao seu uso a partir de soluções simples que não requerem construções, instalação de equipamentos especiais ou mesmo reformas residenciais”, explica Wolney Castilho Alves, pesquisador do Centro Tecnológico do Ambiente Construído e coordenador do manual.

Como usar
Para a utilização correta das águas cinza, o usuário deve observar a presença de sabão, amaciantes, corantes, resíduos de sujeiras e gordura que prejudiquem o uso pretendido, causando manchas em pisos, paredes e pintura de veículos. Além disso, essas águas podem liberar odores após 12 horas de armazenamento, aproximadamente.

Para eliminar ou diminuir cheiros desagradáveis, recomenda-se a mistura de cinco mililitros de água sanitária para cada litro de água cinza armazenada (no caso de águas de cor cinza escura, que estão muito carregadas de sujeiras).

O volume a ser coletado dependerá dos tipos de uso e do espaço disponível na residência para armazenamento. Para uma lavagem de oito quilos de roupas, o volume de água pode chegar a 100 litros, o que é suficiente para 16 descargas de bacia sanitária. Já um banho de chuveiro elétrico com a duração de oito minutos pode consumir de 24 a 40 litros de água, o bastante para quatro a seis descargas.

Mesmo que as águas cinza tenham a aparência de água limpa, não devem ser usadas para beber, tomar banho ou dar banho em animais domésticos e molhar plantas comestíveis (exceto árvores frutíferas). Não deve ser usada também para a rega caso tenha havido contato da água com algum produto que contenha cloro na fórmula.

Do Portal do Governo do Estado