Saiba como proteger a sua voz

Minimizar hábitos prejudiciais como fumar, ingerir bebidas alcoólicas e alimentos gelados ajudam a manter a saúde vocal

ter, 16/04/2013 - 10h50 | Do Portal do Governo

No Dia Mundial da Voz, celebrado nessa terça-feira, 16, a Secretaria da Saúde faz um alerta sobre a disfonia – alterações que podem comprometer o funcionamento da voz.

Os danos nas pregas vocais (responsáveis pela produção de som) podem se tornar permanentes se não houver tratamento adequado. As causas de doenças relacionadas à voz estão ligadas aos hábitos prejudiciais como fumar, ingerir bebidas alcoólicas, alimentos gelados e abuso das cordas vocais, entre outros.

 

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

De acordo com a fonoaudióloga do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Heliópolis, Cristina Zerbinati Carro, na infância e adolescência, gritar e falar alto em ambientes ruidosos são os principais causadores de problemas. Entre idosos, mudanças nas pregas vocais e nas demais estruturas de fonação provocam o envelhecimento natural da voz.

 

A especialista alerta que rouquidão ou mudança na voz persistente por mais de 15 dias podem indicar uma alteração. “Procurar ajuda profissional é importante para prevenir e diagnosticar as patologias da voz que costumam se dividir por faixa etária e pela função dada a voz de acordo com o perfil de cada pessoa”, diz ela.

Entre as doenças mais diagnosticadas estão a paralisia das cordas vocais, o surgimento de pólipos (saliência na corda vocal originária de um grito, por exemplo) e nódulos e a disfonia psicogênica (perda da voz por questões psicológicas).

O câncer de laringe é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço. O diagnóstico precoce da doença é importante para a eficácia do tratamento e cura.

Veja alguns cuidados para preservar a voz:

– Beber líquidos em temperatura ambiente para fazer a hidratação de toda a mucosa e trato vocal
– Fazer exercícios de aquecimento e desaquecimento da voz
– Comer alimentos que facilite a limpeza e fluidez de secreções bucais (como a maçã)
– Evite fumar, a tosse provocada e bebidas alcoólicas.
– Procure um otorrinolaringologista ou fonoaudióloga em caso de rouquidão persistente por mais de duas semanas, se tiver dor ou ardência na garganta ou dificuldades de engolir

Do Portal do Governo do Estado