Saiba como prevenir doenças no período de chuva

Infectologista do HC fala sobre a prevenção de leptospirose e gastroenterocolite

dom, 18/11/2012 - 14h03 | Do Portal do Governo

O período de maior índice de chuva do ano é durante as estações primavera e verão e, pensando nisso, conversamos com um infectologista do Hospital das Clínicas que deu algumas dicas de como prevenir doenças causadas pelo contato com águas das enchentes ou em ambientes fechados, que facilitam a proliferação de vírus e bactérias.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Segundo o doutor Antonio Carlos Nicodemo, as doenças mais propícias nesse período são a leptospirose e a gastroenterocolite, causadas pelo contato com coleções de águas contaminadas com a urina de rato e a bactéria salmonela oriunda de esgotos.

Ambas as doenças são contraídas “principalmente em locais onde há córregos abertos e que passam por esgotos”, afirmou o infectologista, que também ressaltou os riscos de complicações nos dois casos. “Na leptospirose o paciente apresenta complicações renais que podem ser agravadas por hemorragias, levando muitas vezes ao óbito. Na gastroenterocolite, o paciente tem diarreia, náuseas, vômitos e também pode ocasionar hemorragias nos casos mais graves.”

Além desse tipo de contaminação, há o risco de proliferação de vírus em ambientes fechados, como nos transportes públicos, por exemplo, onde há grande aglomeração de pessoas e nos dias de chuva as janelas ficam fechadas. Nesses casos, a orientação do infectologista para os passageiros é que ao tossir e espirrar usem lenços individuais e preferencialmente descartáveis.

Para a não contaminação nas águas das enchentes, Nicodemo orienta que os moradores das casas afetadas sempre usem botas e luvas durante a limpeza e evitem ao máximo o contato direto com a água.

Do Portal do Governo do Estado