Saiba como os Amigos da Casa vão atuar

Projeto é uma parceria entre o Governo do Estado e entidades civis

qui, 29/05/2008 - 18h13 | Do Portal do Governo

Veja a seguir como cada um dos parceiros do Amigos da Casa está contribuindo com o futuro de nossos adolescentes, em ações de inclusão social e formação para o mercado de trabalho, programas culturais e práticas desportivas.

Mercado de trabalho

Fiesp, Sesi e SENAI – A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o Serviço Social da Indústria e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial promoverão cursos de capacitação profissional e empreendedorismo para adolescentes e atuarão na capacitação de funcionários que atuam no ensino profissionalizante.

Ações culturais e pedagógicas

Itaú Cultural – Os adolescentes terão acesso ao acervo do instituto e poderão participar de oficinas, shows e mostras de cinema do Itaú Cultural. O instituto também fornecerá materiais para a formação e ampliação de bibliotecas das unidades.

Osesp – A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo vai inserir os adolescentes no Programa Descubra a Orquestra, que prevê a realização de concertos didáticos a crianças e adolescentes, na Sala São Paulo. Além disso, fornecerá ingressos para que adolescentes e funcionários tenham acesso às apresentações da Sinfônica. O Grupo de Câmara da Osesp fará apresentações nas unidades da Fundação CASA.

Pinacoteca do Estado – A realização de visitas sistemáticas de adolescentes ao acervo da Pinacoteca e participação de funcionários da Fundação CASA no Curso de Formação de Educadores Sociais serão as principais ações desenvolvidas com a entidade.

Centro de Estudos Musicais Tom Jobim – O Centro, que reúne corpos musicais importantes, como a Jazz Sinfônica, fará apresentações nas unidades e ajudará na formação de um grupo de adolescentes da Fundação CASA para uma apresentação conjunta com as orquestras mantidas pela entidade. Ajudará também na formação de um coral de funcionários da CASA e abrirá as manhãs sinfônicas do Teatro Tuca para os jovens.

Secretaria Estadual de Relações Institucionais/ Fundação Memorial da América Latina – Os adolescentes poderão usar os espaços do Memorial, vinculado à Secretaria de Relações Institucionais, para executar e assistir a apresentações musicais e artísticas. Também participarão de visitas programadas a todo o complexo, localizado na Barra Funda. O termo de parceria também prevê a criação de um Coral Latino-americano, formado por adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de semiliberdade e liberdade assistida.

Museu da Língua Portuguesa/Instituto Brasil Leitor – Os adolescentes farão visitas monitoradas e serão acompanhados em atividades educativas de capacitação e discussão. Os funcionários da Fundação CASA terão acesso aos cursos de formação oferecidos pelo museu.

Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga) – Organizará visitas de adolescentes ao seu acervo e capacitará funcionários da Fundação CASA por meio de cursos de ação educativa em museus.

IPH – Por meio desta parceria, o Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH) auxiliará a Fundação CASA na formação de um Centro de Memória da História do Adolescente e, futuramente, um museu dedicado ao tema. O centro funcionará no antigo Complexo do Tatuapé, que foi desativado pelo Governo do Estado em 2007.

Imprensa Oficial – Produzir e distribuir material de formação a funcionários e parceiros da Fundação CASA e, principalmente, publicações didáticas aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Este será o principal trabalho da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. A Imesp também fornecerá a Coleção Aplauso a todas as unidades da Fundação e publicará um catálogo sobre a memória da instituição.

ASSAOC – A Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo desenvolverá oficinas e atividades artístico-culturais com os jovens da Fundação CASA, nas áreas de Artes Plásticas, cultura urbana, Música, Comunicação e Artes Cênicas. Também promoverá cursos de capacitação e especialização para funcionários que trabalham com arte-educação nas unidades da Fundação.

Assembléia Legislativa/Instituto Legislativo Paulista – A parceria vai dar aos adolescentes, acesso aos cursos de formação política promovidos pelo Instituto Legislativo, permitindo a ampliação de visão de mundo dos jovens e suas perspectivas de inclusão social. Também garantirá que os servidores da CASA façam, via Instituto, cursos de formação e participem de seminários e atividades sobre Direitos Humanos e Ciências Políticas, dentre outras.

Fundação Bachiana Filarmônica/Maestro João Carlos Martins – Considerado um dos maiores intérpretes de Bach ao piano no mundo, João Carlos Martins realizará apresentações de piano/teclado em unidades da Fundação CASA, acompanhado de quarteto de cordas. O pianista e maestro aproveitará para fazer palestra aos adolescentes, contando como superou os acidentes que quase o impediram de continuar tocando piano.

Projeto Guri – Reconhecido nacionalmente pela excelência no ensino da música a jovens, o Projeto Guri vai ampliar sua participação na Fundação CASA. Atuando na Fundação desde 1996, em 47 pólos, o Guri vai agora atuar em mais seis casas, com oito novos pólos.

Secretaria Estadual da Cultura – A secretaria auxiliará na promoção qualitativa do trabalho desenvolvido na área de arte e cultura, realizando ações educativas de caráter formativo e cultural com adolescentes e funcionários da Fundação CASA.

Pólo Ecoturístico “Caminhos do Mar” – A Fundação do Patrimônio Histórico da Energia e do Saneamento, que mantém o Pólo Ecoturístico “Caminhos do Mar”, promoverá visitas monitoradas de adolescentes e funcionários da Fundação CASA à Estrada Velha de Santos, que ligava a Baixada Santista ao ABC e contém belas paisagens e um importante acervo arquitetônico. O enfoque das atividades será a preservação dos patrimônios natural e histórico.

Ações esportivas

Santos Futebol Clube, São Paulo Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras e Sport Clube Corinthians – Promover visitas monitoradas de adolescentes e isentar de taxas aqueles jovens que participarem de seletivas individuais e coletivas (peneiras) realizadas pelo clube.

Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo – A utilização das praças esportivas dos Clubes da Comunidade, Clubes da Cidade, Estádio e Complexo do Pacaembu para a realização de eventos esportivos da Fundação CASA é um dos principais tópicos desta parceria. A Seme também manterá programas de treinamento de atletas talentosos revelados pela Fundação CASA e permitirá que os adolescentes participem dos torneios desportivos da cidade. E ainda auxiliará na capacitação dos profissionais da área de Educação Física da Fundação CASA.

Secretaria Estadual do Esporte, Lazer e Turismo – A secretaria fornecerá o Conjunto Desportivo do Ibirapuera e a logística necessária para a realização da III Olimpíada da CASA, abrirá eventos esportivos estaduais para equipes de adolescentes e realizará o V Simpósio de Educação Física e Esporte para os professores da Fundação. Adolescentes que se destaquem em modalidades desportivas serão atendidos pelos programas especiais de treinamento da secretaria.

Da Fundação CASA